Rio - A primeira comemoração pelos 450 anos do Rio de Janeiro aconteceu um dia antes em um dos principais cartões postais do mundo: o Cristo Redentor. A celebração — com os tradicionais bolo gigante e a banda da Sociedade Amigos da Rua da Carioca (Sarca) — reuniu centenas de pessoas, na manhã deste sábado. Entre os convidados, não estavam apenas os cariocas, mas também turistas de diversos países.
O evento começou, às 9h, com oração conduzida pelo reitor do Santuário Cristo Redentor, padre Omar Raposo, que também abençoou com água benta todos os presentes. Lideradas pelos membros do Rotary Internacional, dezenas de pessoas deram um abraço simbólico na imagem do Cristo.
Durante a celebração, padre Omar falou da importância dos valores éticos.“ O Cristo tem acompanhado as grandes alegrias e tristezas da cidade, que merece nossa oração e disposição para viver o bem”, afirmou o padre Omar.
Por volta das 11h30, com clássicos da banda da Sarca ao fundo, como ‘Cidade Maravilhosa’, o bolo de dois metros foi cortado e distribuído, para alegria e surpresa dos turistas.
Galeria: Abraço ao Cristo e bolo pelo aniversário da cidade
O argentino Mariano Zordán, 32, visitou pela primeira vez o Rio, com um grupo de amigos oriundos da Argentina e do Uruguai. Eles ficam até hoje na cidade e seguem para Arraial do Cabo, na Região dos Lagos. “Foi uma surpresa o bolo e a festa. Gostamos muito. Chegamos junto com o aniversário da cidade, praticamente”, disse.
À noite, festa rolou naQuinta da Boa Vista com shows de Zeca Pagodinho, Frejat, entre outros. José Geraldo da Silva, 54 anos, de Pedra Azul, Minas Gerais, foi fantasiado de um mix de homem-natureza com bolo do Rio 450. "Até hoje não encontrei cidade tão linda”, disse.
Pedido de casamento surpresa
Enquanto centenas de pessoas comemoravam os 450 anos da Cidade Maravilhosa, a estudante Talita Santos, 21 anos, foi surpreendida com alianças e um pedido de casamento, aos pés do Cristo. O namorado, o estudante Rodrigo Ferreira, 22, resolveu aproveitar a comemoração de cinco anos de namoro para fazer a surpresa. Foi a primeira vez que o casal de Bangu visitou o local.
“Há um ano penso em pedi-la em casamento. Estávamos querendo visitar o Cristo e pensei que seria uma boa oportunidade”, conta Rodrigo, que recebeu o “sim” da namorada.
Um mosaico foi feito por crianças do Centro de Ópera Popular de Acari com com desenhos da cidade e da Arara Blue, do filme ‘Rio’.
Confira a programação completa das comemorações dos 450 anos do Rio