Por tiago.frederico

Rio - Começou nesta segunda-feira a campanha de vacinação da Prefeitura do Rio contra o vírus HPV. Meninas de 9 a 11 anos de idade podem receber a primeira dose da vacina usada na prevenção do câncer de colo do útero nas unidades de Atenção Primária, como clínicas da família e centros municipais de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.  De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nesta nova campanha a ideia é imunizar 80% da população alvo, o que corresponde a 106 mil meninas nesta faixa etária.

As meninas de 11 a 13 anos de idade que não foram vacinadas em 2014 poderão receber a primeira ou segunda dose do imunizante, conforme caderneta ou comprovante de vacinação. Adolescentes e mulheres HIV positivas de 14 a 26 anos de idade também poderão ser vacinadas contra o HPV, mediante apresentação de declaração feita por seu médico.

Segundo a SMS, a vacina aplicada é a quadrivalente, que previne contra quatro tipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero. O imunobiológico para prevenção da doença é seguro e tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não tiveram nenhum contato com o vírus.

O esquema vacinal adotado pelo Ministério da Saúde (MS) é o estendido, composto por três doses da mesma vacina quadrivalente, sendo a segunda seis meses depois da primeira e a terceira, de reforço, cinco anos após.

Conforme estratégia estabelecida pelo Programa Nacional de Imunizações, a primeira dose da vacina contra o HPV estará disponível nas unidades básicas de saúde e nas escolas públicas e privadas. A vacinação será realizada por equipes da Secretaria Municipal de Saúde, de acordo com planejamento conjunto com a Secretaria Municipal de Educação e as instituições de ensino.

Você pode gostar