Por felipe.martins

Rio - Como é bom quando alguém nos reconhece pelo que somos, não é mesmo? Certamente ‘ser’ é mais importante do que ‘ter’ e também do que ‘fazer’. Por essa razão, neste Dia Internacional da Mulher, vale a pena destacar não só as muitas conquistas femininas nas lutas por seus direitos sociais e políticos, mas a beleza de seu ‘ser’. Seria um desperdício de palavras não aproveitar a ocasião para homenagear a cada uma pela grandeza de seu caráter e de sua dignidade.

A força de trabalho e a dedicação de uma mulher ao que a ela é confiado são de fácil percepção. Mas será que suas lágrimas, suas orações silenciosas, seu zelo extremado, suas preocupações, atitudes, aspirações e sonhos também são notados facilmente por quem está ao seu lado? Deus parece ter doado a esses seres especiais um sentimento de abnegação único, que por vezes ofusca ou oculta tudo isso.

A elas também foi concedida a incrível missão de formar pessoas. Não só em seus ventres. As mulheres são formadoras natas! Com sua sabedoria, paciência, carinho e atitude ajudam a ‘construir’ crianças e adultos, em circunstâncias diversas, ao longo de toda a vida. Suas palavras e ações têm peso e um poder transformador na história de quem as têm por perto. Já notou?

Em qualquer papel social que assumam, como mãe, esposa, irmã, amiga, profissional, a mulher tem sempre o que ensinar. E é o seu acolhimento e dedicação às causas mais nobres e difíceis que, muitas vezes, nos faz acreditar que o mundo pode sempre ser melhor, mais justo, humano e fraterno. O que seria de nossa sociedade sem a ternura e a garra femininas? Sem suas cobranças e consolos?

Louvamos a Deus pela existência das mulheres. Por toda essa simplicidade e complexidade simultânea que as compõem. Por seus esforços reconhecidos por todos, mas também por aqueles que só o Senhor nota. Elas são dignas de nossa admiração e respeito sempre.

Eu quero ter a graça de saber honrar, com atitude e oração, a cada uma das mulheres que Deus colocou ao meu lado. E você? #vamoemfrente!

Padre Omar é o Reitor do Santuário do Cristo Redentor do Corcovado.
Faça perguntas ao Padre Omar pelo e-mail padreomar@padreomar.com.Acesse também www.padreomar.com e www.facebook.com/padreomarraposo

Você pode gostar