Por felipe.martins

Rio - Dois soldados lotados na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Fazendinha foram baleados na noite desta quinta-feira na Rua Canitar, no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio. De acordo com a PM, os dois foram vítimas de uma emboscada quando foram atender a uma suposta ocorrência e acabaram atacados a tiros por traficantes na localidade conhecida como Matinha.

Houve intenso tiroteio e os soldados ficaram encurralados pelos marginais. Um veículo blindado do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foi acionado para resgatar os militares. O chamado Caveirão, porém, apresentou problemas e chegou a ficar enguiçado no local, mas os PMs foram salvos.

Ainda segundo a polícia, o soldado Costa foi baleado na perna e ainda está em estado grave no Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha. Já o soldado Fontes foi atingido de raspão no joelho. Ele também foi levado para o HGV, medicado e liberado. A viatura em que eles estavam foi metralhada pelos traficantes que ainda agem na comunidade. Os criminosos fugiram. O caso foi registrado na 22ª DP (Penha).

Bala perdida mata moradora

O confronto da noite na Fazendinha ocorreu depois uma tarde de quinta-feira tensa no Complexo do Alemão com a morte de uma moradora, vítima de bala perdida. Vanessa Aparecida de Abcassis, de 38 anos, foi atingida pelas costas por um disparo, na localidade do Areal, no Morro do Alemão.

Segundo a Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), pouco antes das 14h, policiais da UPP da comunidade ouviram da base da unidade alguns disparos, mas não conseguiram identificar a origem dos tiros.

Vanessa%2C 38 anos%3A tiro nas costasDivulgação

Embora a UPP negue que tenha ocorrido tiroteio no Areal, moradores e parentes afirmaram que PMs fizeram disparos. Um sobrinho de Vanessa desabafou em rede social: “É minha tia (que morreu)! Foram os policiais que atiraram”. A morte de mais uma vítima gerou revolta entre moradores. “Até quando teremos que caminhar atrás de corpos?”, escreveu um jovem no Facebook.

Rajadas e escuridão

Ainda segundo a UPP, moradores procuraram os agentes e informaram que uma moradora do Areal havia sido baleada. Os PMs foram em direção ao local e encontraram a mulher sendo socorrida. A vítima foi colocada em carro da unidade e levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Complexo do Alemão, onde não resistiu ao ferimento. A ocorrência está sendo investigada pela Divisão de Homicídios.

Após a morte de Vanessa, houve confronto na comunidade. A CPP informou que policiais da UPP Nova Brasília trocaram tiros com criminosos na Rua 2, na localidade conhecida como Alvorada. Os bandidos conseguiram fugir e buscas foram feitas na região, na tentativa de localizá-los. Até o fechamento desta edição, ninguém havia sido preso.

Durante a noite de quinta-feira, alguns ainda relataram que rajadas foram ouvidas na Grota e no Areal. Em alguns pontos faltou luz.

Você pode gostar