Por nicolas.satriano

Rio - A Polícia Militar inicia à meia-noite desta quarta-feira o processo de transição com a Força de Pacificação no patrulhamento do conjunto de favelas da Maré. As comunidades da Praia de Ramos e Roquette Pinto serão as primeiras a serem ocupadas pela PM. De acordo com a corporação, a estratégia é parte do planejamento da Secretaria de Estado de Segurança Pública para pacificar o território, formado por 16 comunidades.

O procedimento foi estabelecido conforme protocolo de cooperação assinado no dia 7 de janeiro deste ano, entre o Governo Federal, as Forças Armadas e o Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Já a partir das 20h desta terça-feira, a Polícia Militar dará início a um cinturão de segurança nos acessos às comunidades da Praia de Ramos e Roquette Pinto.

A partir da meia-noite, equipes do Batalhão de Choque passam a patrulhar a região. Às 6h, efetivos do Grupamento Tático de Motociclistas (GETEM) começam as ações em ambas as comunidades.

Também segundo a PM, 220 agentes continuarão atuando no complexo da Maré e este efetivo já estaria sendo preparado para atuar no patrulhamento e no atendimento a ocorrências como parte do plano de pacificação deste território.

Estes policiais fazem parte da companhia vinculada à Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) e estão, desde novembro do ano passado, atuando com a Força de Pacificação em todo o complexo da Maré. Os militares farão parte do efetivo da UPP.


Você pode gostar