Por adriano.araujo

Rio - Um menor de 17 anos foi baleado na perna durante uma troca de tiros entre policiais da UPP Parque Proletário, no Complexo da Penha, e criminosos, na manhã desta quinta-feira. O soldado Renato Fernandes Carvalho, de 30 anos, que participou do confronto e caiu da laje de uma casa na comunidade, também deu entrada no Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, com deslocamento do ombro. 

O adolescente foi levado por uma vizinha da comunidade para o hospital. Ele estaria na Rua 7, onde o tiroteio começou. De acordo com um policial que participou da ocorrência, ele teria passagem por furto e chegou a ficar preso por um mês em um centro socioeducativo na Ilha do Governador. Não há informações de seu envolvimento com o tráfico. 

PM que caiu de laje na Vila Cruzeiro chega para ser socorrido no Hospital Getúlio Vargas%2C na PenhaFabio Gonçalves / Agência O Dia

Dia violento no Complexo do Alemão

Três mortes ocorreram na tarde e noite de desta quarta-feira, duas delas de suspeitos, segundo a polícia, e outra de uma moradora que estava dentro de casa e foi atingida por uma bala perdida. Indignados com a violência, que segundo moradores já dura 90 dias consecutivos com tiroteios constantes, muitos usaram as redes sociais para protestar e mostrar revolta com a situação.

LEIA: Pai nega que filho baleado no Alemão tenha envolvimento com o tráfico

"Amigos, se continuar assim, hoje foi esta senhora, amanhã quem será? E depois de amanhã? Morrem os adultos, as crianças ficam orfan (SIC), se morre uma criança é o nosso futuro destruído. Não dá para continuar assim, temos que fazer a manifestação pacífica sim", defendeu uma moradora.

Elisabeth foi morta com um tiro na boca%2C dentro de casa%2C enquanto do lado de fora policiais trocavam tiros com bandidosReprodução Facebook

Elizabeth Alves de Moura Francisco tinha 41 anos e trabalhava em uma creche da comunidade. Ela foi atingida dentro de sua casa na localidade da Alvorada, próximo à Rua 2, por dois tiros, um deles na boca. Sua filha, de 16 anos, também foi atingida por um tiro no braço e foi levada para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha. Não há informações sobre o seu estado de saúde.

“É um absurdo a pessoa não estar livre de tanta violência nem mesmo dentro de casa. Minha tia era uma pessoa maravilhosa e que vai fazer muita falta para todos nós”, desabafou a sobrinha de Elisabeth, Keiny Francisco, de 26.

Um suspeito, identificado como Farinha, foi morto a tiros em frente à casa de Elisabeth. Já o jovem morto nesta manhã levou quatro tiros e passou por cirurgia, também no Getúlio Vargas. Agentes da Delegacia de Homicídios realizaram perícia e vão recolher as armas dos policiais militares para tentar descobrir de quem partiu o tiro que matou Elizabeth.


Por volta de 20h30, moradores denunciaram, por redes sociais, que um jovem teria sido torturado e morto na área do Canitar. Durante a madrugada policiais da UPP do Alemão registraram na 22ª DP (penha), a morte de Mateus Gomes Lima, de 18 anos.

Segundo os PMs, Mateus foi baleado e socorrido no HGV, após um confronto com marginais durante a troca de turno do policiais. Uma pistola 9mm foi apreendida e apresentada como sendo do suspeito. A família nega que ele tivesse envolvimento com a quadrilha que atua no tráfico de drogas na comunidade.

Com informações de Adriano Araújo e Flávio Araujo

Você pode gostar