Por clarissa.sardenberg

Rio - Quando conduziu o primeiro encontro do Terço dos Homens da paróquia de São Rafael Arcanjo, em Vista Alegre, na noite de 02 de fevereiro de 2012, o diácono Melquisedec Ferreira não poderia imaginar as dimensões que aquela reunião de poucas dezenas de homens tomaria. Contra todos os prognósticos, o Terço dos Homens caminha para o seu quarto ano sem perder o vigor. Na última quinta-feira, registrou-se a presença de 2.425 homens na paróquia, o que torna este um dos maiores Terços do Brasil.

“Os números não são importantes”, já repetiu em diversas ocasiões o diácono. Talvez, justamente este, seja o segredo do sucesso. 

O roteiro, desde o primeiro dia, é sempre o mesmo: todas as quintas-feiras, pontualmente às 20h, o diácono conduz a oração do terço que dura cerca de uma hora. Neste curto período de tempo procura refletir sobre situações de ordem prática na vida de tantos e tantos homens de nosso tempo.

Amparado em passagens bíblicas e músicas, ele aconselha, orienta e exorta os fiéis com clareza. A linguagem é franca, às vezes dura. Não há tabus: drogas, adultério, bebida, materialismo, doenças, relacionamento familiar... E assim, com a meditação proposta, estes homens colocam suas vidas nas mãos de Deus em cada uma das Ave-Marias rezadas. Frequentemente também, suas culpas. “Não fique preso. O passado acabou. Deus estará sempre aí para te perdoar”, diz a mensagem.

Vez por outra, convidados especiais alteram um pouco o roteiro das noites. Nestas ocasiões, visitantes partilham suas histórias de vida com a assembleia reunida, testemunhando sua fé de modo concreto. Detalham situações vividas e superadas, servindo de exemplo para muitos homens que passam por problemas semelhantes.

A maior parte destes registros está disponível no canal de vídeos do Terço dos Homens no YouTube e continua, até hoje, servindo de motivação para diversas pessoas. O canal já conta com mais de 110.000 visualizações no total. Neste mesmo veículo, semanalmente, é realizada a transmissão ao vivo do Terço, contando com o acompanhamento regular de cerca de 150 pessoas de diversas partes do Brasil, às vezes de outros países.

Entre os frequentadores do Terço, estão muitas crianças, levadas pelos pais. Já é uma tradição que os pequenos rezem o último mistério (conjunto de 1 Pai-Nosso e 10 Ave-Marias). Há casos também de filhos que trouxeram seus pais de volta à prática religiosa depois de vários anos afastados. A este respeito, pondera o diácono: “Nosso desafio é fazer com que os homens busquem a Deus como alicerce. Há uma crise moral muito grande. A direção para a vida não pode sair de modismos ou programas de televisão, mas da intimidade com Deus”.

Há pouco mais de três anos, era difícil, quase impossível, imaginar que algo pudesse levar centenas de homens afrequentar uma igreja às quintas-feiras à noite. Hoje, não se sabe bem quantos homens ainda serão tocados por esta mensagem. Mas já é possível ter certeza de uma coisa: não importam quantos venham, na Paróquia São Rafael Arcanjo eles sempre serão acolhidos.

CONFIRA A FOTO EM 360 GRAUS

Foto: AYRTON360

Você pode gostar