Por tiago.frederico
Balão levanta voo em Pilares%2C próximo à Linha Amarela%40Heliovascaino / Twitter

Rio - Embora seja considerada crime desde 1998, a prática de soltar balões ainda é algo muito comum no Rio de Janeiro. Na manhã deste domingo, vários balões foram vistos em diferentes pontos da cidade. Através do WhatsApp do DIA (98762-8248), um leitor, que preferiu não se identificar, enviou a foto de um balão do exato momento em que um balão levantava voo em Pilares, na Zona Norte, nas proximidades da Linha Amarela.

Também foram vistos balões em outros pontos da Zona Norte, como na favela do Rato Molhado, no Engenho Novo, e no Morro do Chapadão, em Costa Barros. Nesta última comunidade, o balão estava preso à rede elétrica.

De acordo com a Polícia Militar, nenhuma balão foi apreendido e nenhum baloeiro foi preso neste domingo. No entanto, no sábado, policiais do Comando de Polícia Ambiental (CPAm) apreenderam um balão de 10 metros, no bairro Várzea das Moça, em Niterói, na Região Metropolitana.

Ao avistar a viatura da PM, o grupo que estava com o balão na Rua da Serrinha acabou conseguindo fugir. A ocorrência foi encaminhada para a 81ª DP (Itaipu).

Prática é crime

O artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais (9605/98) prevê detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas, para quem fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios em florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano.

Balão preso na rede aérea no Morro do Chapadão%2C em Costa Barros%40js_aguiar / Twitter
Leitor registrou balão no céu de Pilares%2C nas proximidades da Linha Amarela%2C na manhã deste domingoWhatsApp O DIA (98762-8248)
Balão de 10 metros apreendido em Niterói neste sábadoDivulgação


Você pode gostar