Por felipe.martins

Rio - O Procon retomou nesta terça-feira, a Operação Ratatouille, que visa fiscalizar restaurantes requintados no estado do Rio. Dos dez restaurantes vistoriados, sete deles foram autuados por diversas irregularidades. Foram descartados pelos fiscais 53kg e 115g de alimentos impróprios ao consumo. O caso mais grave foi do Restaurante Oro, no Leblon, em que os fiscais descartaram cerca de 30kg de produtos vencidos.

Dos 29kg e 500g de produtos vencidos descartados pelos fiscais na filial do Leblon do Restaurante Oro, 27kg era de hambúrgueres. Já no restaurante Garden, de Ipanema, havia 14kg e 200g de produtos impróprios ao consumo entre massas e recheios sem identificação do prazo de validade e 2kg de picles vencidos. O seu certificado de dedetização também estava vencido e, na cozinha, as condições de higiene eram péssimas, com lixeiras sem pedal. As geladeiras da cozinha e do bar estavam sem funcionar e sem o sistema de vedação.

Alimentos armazenados irregularmente foram encontrados em restaurantesDivulgação

Os restaurantes Artigiano e Anna Ristoranti, localizados em Ipanema, foram autuados por não apresentar o certificado de Corpo de Bombeiros. Os fiscais deram prazo de 48 horas para apresentação do documento na autarquia. Já o restaurante Lasai, em Botafogo, quatro extintores e o alvará de funcionamento estavam vencidos. Os fiscais determinaram um prazo de cinco dias para apresentar um novo certificado a autarquia, caso contrário ele será interditado.

No Margutta, em Ipanema, havia um extintor vencido e outro sem especificação de seu prazo de validade. O estabelecimento não apresentou os certificados do corpo de bombeiros e de dedetização. O certificado de potabilidade da água estava vencido desde setembro do ano passado. Foi determinado o prazo de 48 horas para apresentação desses documentos na sede da autarquia ou o estabelecimento será interditado.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Restaurante Otto (Rua Mariz e Barros, 1050 – Tijuca); Restaurante Mee (Copacabana Palace) e Restaurante Le Pré Catellan (Hotel Sofitel).

A última ação da operação havia sido realizada em 30 de março. Naquela oportunidade, dez dos 15 restaurantes visitados foram autuados e foram descartados 241kg e 485g de alimentos e 144 litros de bebidas impróprios ao consumo.

Balanço da Operação Ratatouille

1 - Anna Ristorante (Av. Epitácio Pessoa, 204 – Ipanema): Lixeira sem pedal na área de cozinha. Extintor sem especificação de data de validade. Ausência do certificado do corpo de bombeiros. Prazo de 48h para apresentação, sob pena de interdição.

2 - Garden (Visconde de Pirajá, 631 B - Ipanema): Freezer da cozinha em más condições de higiene com produtos armazenados sem a devida proteção.Geladeira da cozinha e área de bar não está funcionando, inclusive sem sistema de vedação. Lixeiras sem pedal na área de cozinha e área de bar. Certificado de dedetização vencido em 05/04/15, prazo de 48h para apresentação na sede da autarquia. Sem especificação encontrados na cozinha: 2kg de massa de pizza; 1kg de massa de ravióli; 500g de massa de pastel; 5kg de carne; 1kg de queijo padrão; 1kg e 700g de maionese; 1kg de pasta de berinjela. Vencido encontrados na cozinha: 2 kg picles vencido.

3 - Restaurante Artigiano (Rua Epitácio Pessoa, 204 – Ipanema): Produtos sem especificação: 3kg e 700g de parmesão; 1kg e 900g de presunto; 375g de muçarela. Ausência do CDC para consulta. Ausência do certificado do corpo de bombeiros. Prazo de 48h para apresentação, sob pena de interdição.

4 – Lasai (Rua Conde Irajá, 191 – Botafogo): Vencidos: Quatro latas soda limonada, 1lata de água tônica, 6L de chope engarrafado; 700ml de molho inglês; 100gramas de doce de banana; 150 gramas de tutano. Sem especificação: 450gramas língua bovina; 140gramas queijo; 300 gramas de bolo de fubá; 1 kg e 600g de presunto cru. Alvará de funcionamento vencido. Dado prazo de cinco dias para apresentação do novo. Quatro extintores vencidos em fevereiro de 2015.

5 - Margutta (Rua Henrique Dumont, 62 – Ipanema): Lixeiras sem pedal de acionamento na área da cozinha. Extintores sem especificação de validade e um único, na área da escada, vencido em março de 2015. Ausência do certificado de dedetização, prazo de 48h para apresentação na sede da autarquia. Certificado de potabilidade da água vencido em 19/09/14, prazo de 48h para apresentação na sede da autarquia. Ausência do certificado do corpo de bombeiros. Prazo de 48h para apresentação, sob pena de interdição.

6 - Entretapas (Rua Conde de Irajá, 115 – Botafogo): Piso da cozinha quebrado. Prazo de 20 dias para reparo. Uma lixeira sem acionamento por pedal.

7 - Oro (Rua Frei Leandro, 20 – Lagoa): Vencidos: 1kg castanha de caju; 27kg de hambúrguer; 1kg e 300g de recheio de carne seca; 200 gramas de carne de porco.

Você pode gostar