Pelas Ruas: Fomento Cultural

Estão abertas até 29 de maio as inscrições para o programa de fomento à cultura Viva a Arte!

Por felipe.martins , felipe.martins

Rio - Estão abertas até 29 de maio as inscrições para o programa de fomento à cultura Viva a Arte! Podem participar projetos de teatro, circo, música, dança, leitura, artes integradas, artes visuais e infantis, especialmente voltados para as lonas e arenas culturais. As áreas de maior interesse são os bairros das zonas Norte e Oeste. O edital prevê um total de R$ 24,5 milhões, distribuídos entre todas as linguagens artísticas.

CARNAVAIS DO MUNDO

A Carnavália – Sambacon, iniciativa pioneira sobre negócios de Carnaval, terá segunda edição de 18 a 20 de junho no Rio de Janeiro. O evento vai reunir toda a cadeia produtiva envolvida no carnaval de rua e das escolas de samba,em feira,debates e palestras. Esse ano, os organizadores planejam trazer representantes de outros carnavais do mundo para troca de experiências.


TODOS DE BABY DOLL

Homem ou mulher, você tem que ir de baby doll. E se ficar com vergonha de sair de casa com a indumentária, não se preocupe: tem lugar para trocar de roupa no local e entrar no clima da festa. É o Baile do Baby Doll de Nylon, no próximo dia 25, às 23h, no Arco do Teles, com o conjunto Noites do Norte. Prepare-se para dançar ao som do hit da festa, a música homônima de Robertinho do Recife, e de muita lambada, guitarrada, carimbó, brega e outros remelexos. Os gaiatos prometem um repertório bem sensual. Chega lá e divirta-se!

ARTE PÚBLICA

De abril a dezembro, o Rio recebe a segunda edição do Festival Carioca de Arte Pública. Idealizado por Amir Haddad, do Tá na Rua, o festival é itinerante e vai passar pelas zonas Oeste e Leopoldina. Na programação, espetáculos, cursos, debates e ainda o cadastramento de artistas de rua. Começa amanhã, na Praça Barão da Taquara, Praça Seca, em um dia inteiro de muitas atividades. A curadoria, além do próprio Tá Na Rua, conta com uma turma muito especial da Off Sina, Companhia de Mystérios e Novidades e Boa Praça.

Rio recebe a segunda edição do Festival Carioca de Arte PúblicaRafael Fonseca / Agência O Dia

CONTE SUA HISTÓRIA

Ele vai por aí ouvindo as histórias dos outros. Com dois banquinhos e uma placa onde se lê ‘Conte sua história aqui’, o repórter Vinicius Souza visita praças, feiras livres, parques, terminais rodoviários e ruas comerciais, em dias e horários alternados, em busca de pessoas dispostas a sentar e contar a sua história. Primeiro ele fez um livro. “Agora os depoimentos um dia vão virar documentário”, diz Vinicius, que grava tudo.

Para lembrar, pois será histórico e imperdível:o novo julgamento de Tiradentes será terça, dia do mártir da Inconfidência Mineira. O cortejo segue às 14h para a Praça Tiradentes, onde se dará seu ‘desenforcamento’, comandado pelo Bloco das Carmelitas, com direito a boneco e tudo mais.

CONFETES

Amanhã, a partir das 15h, no Espetinho da Negah, na Cinelândia, tem ‘O Samba Brilha para o Santo Guerreiro – Salve São Jorge’. Participação de Aluisio Machado (Império Serrano), Tia Surica (Portela), Tiãozinho da Mocidade (Padre Miguel) e Mariano Maia (Cacique de Ramos).

No domingo tem roda de samba na Praça Mauro Duarte, sambista que dá nome ao local. Na terça, é a vez de homenagear o compositor Mancéa, numa roda em Paquetá com o Grupo Jequitibá do Samba.

O Reggae Sound System desembarca em reduto da black music hoje à noite. A Dub Ataque estará no Viaduto de Madureira, na Festa Ácida. Tem ainda bandas cover, DJs e pista underground, com muito trap, pop e rock.

No Parque Lage, domingo é Dia de Índio, das 10h às 17h, com rituais, danças e cantos indígenas, pintura corporal, mostra de cinema guarani, contação de histórias, exposição, venda de artesanato e lançamento de livro.

A segunda edição da Soul de Santa do ano, amanhã, no Casarão Ameno Resedá, comemora os 58 anos do pioneiro do movimento hip hop e da funky music, e líder da Zulu Nation: Afrika Bambaataa.

Coluna de Rita Fernandes

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia