Por victor.duarte

Rio - O jovem de 16 anos suspeito de esfaquear o médico Jaime Gold durante um assalto, no último dia 19, na Lagoa, voltou a negar participação no crime e continuará detido. Durante a audiência, que durou cerca de 10 minutos, realizada nesta quarta-feira para definir o futuro do menor, o advogado de defesa Alberto Júnior disse que a policia apreendeu o jovem pelo que ele é e não pelo que teria feito. "Se ele fosse branco e não morasse na favela, não estaria preso", afirmou Alberto.

Advogado protege mãe de menor%2C que não quis dar entrevistaDaniel Castelo Branco / Agência O Dia

A defesa ainda revelou que na próxima audiência, marcada para o dia 17 de junho, todos terão uma surpresa com uma testemunha que mudará os rumos da investigação. Alberto Júnior também declarou que a comunidade de Manguinhos estaria a favor do menor.

LEIA MAIS: Justiça define se suspeito de esfaquear médico segue apreendido

Suspeito, de 16 anos%2C tem 15 anotações na polícia. Foi identificado por uma testemunha do esfaqueamentoDaniel Carmona / Agência O Dia

Nesta audiência, apenas o menor foi ouvido, mas a sua mãe e o advogado acompanharam o depoimento. A decisão da Justiça será conhecida em até 45 dias. Na última segunda-feira, a Vara da Infância e Juventude da Capital decidiu mantê-lo internado provisoriamente, acatando um pedido do Ministério Público.

Uma testemunha que disse trabalhar onde o menor reside ouvida pelo DIA, e que preferiu não se identificar, afirmou que o menor é totalmente violento. Segundo ela, ele é responsável da prática e violência em inúmeros roubos na Zona Sul. "As 15 passagens que ele teve, não chega nem perto do que ele já fez. Ele tem que ficar preso de uma vez", comentou. O adolescente seguirá detido em um abrigo do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) até a próxima audiência.

O adolescente foi encaminhado ao Degase da primeira vez não pelo caso da Lagoa, mas sim pelo último crime que havia cometido, um roubo no Jardim Botânico, em janeiro. Na época, recebeu o benefício de visitar a família, mas em fevereiro, ele não voltou. Quando foi capturado semana passada, o menor admitiu que praticava roubos na Zona Sul.

Reportagem Vinícius Amparo

Você pode gostar