Rio - Cerca de 50 funcionários e clientes de uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF), localizada na Praça Jauru, na Taquara, Zona Oeste do Rio, foram feitos reféns durante um assalto ao banco. A Polícia Militar cercou o local e houve troca de tiros. Três criminosos conseguiram fugir e um outro foi preso. De acordo com as primeiras informações, o homem detido estava com uma arma de brinquedo.
Os militares apreenderam três armas e a quantia que havia sido roubada foi resgatada. Um Renault Clio Prata foi atingido por tiros na porta da agencia da CEF. Outro veículo, um ônibus alimentaodr do BRT, linha 889 (Taquara-Sulacap), tem pelo menos três perfurações da bala e duas janelas quebradas.
"Foi muita sorte não ter atingido nenhum passageiro. O ônibus estava cheio", contou o motorista que pediu anonimato. O dois veículos e a agência vão ser periciados neste momento pela Polícia Federal. Funcionários e clientes foram levados em um ônibus para a sede da PF na Praça Mauá, Centro do Rio.
Bope entrou na agência para operação de varredura
No começo da noite, homens do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) conseguiram entrar na agência para resgate das vítimas. A Polícia Federal também estava no local para o acompanhamento da ação.
Segundo o comandante do 18º BPM (Jacarepaguá), tenente-coronel Rogério Figueiredo, agentes do Bope retiraram os clientes e funcionários e fizeram uma triagem, pois poderia haver mais assaltantes entre as vítimas. Havia a informação de que dois assaltantes teriam se misturado aos clientes.
Moradores e pessoas que trabalham na região relataram o pânico ao ouvir os tiros. "Foi muita correria. Dois tiros pegaram na fachada do supermercado. Eu corri para os fundos da loja porque não sabia de onde estava vindo a bala", relatou Valter Bezerra, 45 anos, atendente de uma farmácia localizada em um mercado próximo ao banco.
Segundo ele, os assaltos são frequentes na região: "Já está virando rotina. Não tem nem um mês que mataram um senhor na porta de outra agência na mesma calçada. Uma outra farmácia foi assaltada na semana passada duas vezes, na sexta e no sábado. Aqui na Taquara falta segurança. A região está muito vulnerável", reclamou.
Devido ao tiroteio, a Estrada do Tindiba foi interditada, no sentido Largo da Taquara, entre a Praça Jauru e a Avenida Nelson Cardoso.
Com informações de Felipe Martins