Por thiago.antunes

Rio - Guardas da Patrulha Ambiental – parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Guarda Municipal resgataram uma jiboia de mais de dois metros de comprimento, nesta quinta-feira, em uma área residencial do Itanhangá, Zona Oeste do Rio. A cobra estava no alto de uma árvore, próxima a rua, na altura do nº 2.679 da Estrada de Jacarepaguá.

Embora a espécie não seja peçonheta, a permanência da cobra no local poderia assustar moradores e também ser perigoso para o animal, pelo risco de atropelamento. Os agentes precisaram utilizar uma escada para resgatar a jiboia do alto da árvore. Após a captura e avaliação dos agentes, a cobra foi levada para o Bosque da Barra, onde foi realizada a soltura.

Jiboia de 2 metros foi apreendida por agentes na Zona OesteDivulgação

Também nesta quinta-feira, os guardas da Patrulha resgataram um cágado de água doce, próximo a estação do BRT Pingo D´agua, e uma coruja que estava com ferimento na asa provocado por linha de pipa, com apoio do Corpo de Bombeiros. Os dois animais foram resgatados em Guaratiba. O cágado foi solto em seu habitat. Já a coruja, por conta do ferimento, foi encaminhada para o Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS), da Universidade Estácio de Sá.

A Guarda Municipal alerta à população a acionar os agentes da Patrulha Ambiental ao flagrar animais silvestres em área urbana ou em qualquer situação d risco fora do seu habitat, para um resgate seguro. O manuseio não é aconselhável e muito menos tentar afugentá-los, pois pode agravar qualquer lesão que os animais apresentarem. Os agentes podem ser acionados por meio do telefone 1746, da Prefeitura do Rio, que funciona 24h.

Você pode gostar