Por tiago.frederico

Rio - A consultoria Economist Intelligence Unit divulgou nesta terça-feira um ranking com as 140 melhores cidades do mundo para se viver. O Rio de Janeiro ficou estável no levantamento anual, conseguindo se manter como a melhor cidade brasileira e ocupando 91ª posição. Atrás veio São Paulo, que em 2014 ficou empatada com o Rio, mas caiu neste ano para o 95ª lugar. No topo da lista, como a melhor cidade do mundo aparece Melbourne, na Austrália, cidade que repete o feito pelo quinto ano seguido.

Melhor cidade brasileira para se morar entre 140, Rio ocupou 91ª posição em listaCarlos Monteiro

Fatores como estabilidade, serviços de saúde, educação, infraestrutura, cultura e ambiente são considerados pelo estudo, que excluí o itens como o custo de vida, por exemplo. As melhores cidades eleitas foram Melbourne, na Austrália; Viena, na Áustria; Vancouver e Toronto, no Canadá; Adelaide, na Austrália; e Calgary, também no Canadá. As piores das 140 são Damasco, na Síria; Daca, em Bangladesh; Port Moresby, em Papua Nova Guiné; Lagos, na Nigéria; e Trípoli, na Líbia.

"Parece haver uma correlação entre os tipos de cidades que ficam no topo do ranking. Elas têm melhor pontuação por serem cidades de médio tamanho em países ricos com uma densidade populacional relativamente baixa", afirma o estudo divulgado pela BBC. Sete entre as dez melhores cidades estão na Austrália e no Canadá.

Você pode gostar