Por paulo.gomes

Rio - O clima de violência em bairros das zonas Norte e Oeste vem atrapalhando não apenas a vida dos moradores dessas regiões, mas de milhares de estudantes das redes estadual e municipal de ensino. Com o fechamento de 15 unidades na manhã desta quinta-feira, em Bangu e Vila Aliança, subiu para 9.882 o número de alunos sem aula somente nos três últimos dias.

Em nota oficial, a Secretaria Municipal de Educação (SME) afirmou que oito escolas, três creches e três Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDI's) estão sem atendimento nesta manhã. Com isso 3.676 alunos não tiveram aula. Já a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) suspendeu as atividades do Colégio Estadual Marieta Cunha da Silva, em Bangu, prejudicando 200 estudantes.

Na Vila Aliança, a situação está tensa desde quarta-feira. Durante operação do 14ºBPM (Bangu), uma adolescente de 15 anos, um menino de 8 e dois suspeitos foram baleados. A jovem não resistiu aos ferimentos e morreu nesta manhã, no Hospital Estadual Albert Schweitzer, em Realengo. Já a criança foi medicada e liberada. Mas durante a noite, moradores relataram através do WhatsApp do DIA (98762-8248) que a troca de tiros entre os traficantes foi intensa durante horas.

"Atenção, jornal O Dia. Moradores estão em meio a tiros de traficantes por todos os lados aqui na Vila Aliança. São tiros de grosso calibre. Um horror", relatou.

VEJA MAIS

Mais de 2.400 alunos ficam sem aula após tiroteios nas zonas Norte e Oeste

Operações policiais deixam mais de 3.400 alunos sem aula na Zona Norte

Traficantes invadem condomínio e fazem mulher refém na Zona Norte

Violência deixou 32 mil alunos sem aula em 22 dias

Nesta quinta-feira, policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope), em apoio ao 14ºBPM, estão realizando uma operação na comunidade. Até o momento foram apreendidas 2500 pedras de crack, 800 pedras de haxixe e 260 sacolés de maconha. Os PMs também realizam a retirada de barricadas dentro da comunidade. Ninguém foi preso e a ocorrência será encaminhada para a 34ªDP (Bangu).

PMs do Bope apreenderam 2.500 pedras de crack%2C 800 pedras de haxixe e 260 sacolés de maconha durante operação nesta quinta-feira na Vila AliançaDivulgação

Na última terça-feira, 2.440 alunos de nove escolas ficaram sem aula nos bairros de Madureira, Turiaçu, Jacarepaguá e Praça Seca. Já no dia seguinte, 3.566 estudantes de 14 unidades do Lins de Vasconcelos, Pavuna, Costa Barros e Engenho da Rainha foram os prejudicados. Tanto a SME quanto a Seeduc garantem que o conteúdo perdido pelos alunos será reposto.

Você pode gostar