Por nicolas.satriano

Rio - A Companhia Estadual de Gás (CEG) prometeu enviar uma equipe para apurar as irregularidades mostradas pelo DIA na edição desta terça-feira, em Duque de Caxias, especialmente no bairro 25 de agosto, onde moradores têm de atravessar uma passarela abandonada ligando a Rua Prefeito José Carlos Lacerda à Almirante Tamandaré e à Avenida Leonel Brizola.

No local, além dos riscos da travessia, há dutos subterrâneos de gás natural e perigo iminente de explosão. Apesar das placas instaladas pela CEG informando dos riscos de fumar ou fazer escavações na região, há cinzas espalhadas, indicando a existência de fogueiras feitas por moradores de rua.

Passarela sem piso e sem grades de proteção não tem acesso interditado e representa risco a pedestresErnesto Carriço / Agência O Dia

A Secretaria Estadual de Transportes reconheceu o problema e informou que fará uma vistoria completa nas passarelas sob responsabilidade do estado ainda este mês, e que tomará todas as providências necessárias.

De acordo com a secretaria, as passarelas que dão acesso às estações do sistema ferroviário são de responsabilidade da Supervia.

Já as passarelas que cruzam a linha férrea, sem conexão com o modal de transporte, são de responsabilidade do estado ou do município, conforme a região. E que está em andamento a elaboração de convênios para transferir para as prefeituras as passarelas sob a responsabilidade do estado.

No sábado, o comerciante Bernardo Barros Sobrinho, de 61 anos, morreu ao cair de uma passarela sobre a linha férrea, de responsabilidade do estado também em Duque de Caxias. As passarelas em estado de abandono mostradas pelo DIA também são do estado.

Você pode gostar