Por paulo.gomes

Rio - O primeiro final de semana da Operação Verão terminou com 50 menores sendo atendidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), com 38 deles encaminhados para abrigos da prefeitura. A maioria dos adolescentes foi flagrada dentro de ônibus durante as ações realizadas pela Polícia Militar em diversos pontos da cidade.

Até a próxima quarta-feira, os assistentes sociais visitarão as casas desses 38 menores. A SMDS tem como objetivo verificar como é a relação desses adolescentes com os pais. "Cada família que a gente detectar um problema, pode ter ali um pai desempregado, pode ter uma família com muitas crianças e a mãe não consegue tomar conta direito. O mais importante que nós vamos fazer um levantamento minucioso, a partir dai poder durante o verão verificar se há reincidência para que nós consigamos nesse período fazer bem o trabalho da área social", disse o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Social, Adilson Pires, ao RJTV.

Durante um bloqueio formado na Avenida Presidente Vargas, seis menores entre 8 e 11 anos foram recolhidos pela SMDS. Eles estavam em um ônibus sem a presença dos pais. O secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, que acompanhou a operação no bairro de Copacabana, disse que o critério para o acolhimento dos menores é do serviço de assistência social e não da PM.

Um efetivo de 700 policiais militares e 300 guardas municipais participaram do patrulhamento nas areias e em outras regiões da cidade, na montagem de 17 pontos de blitz na rota dos ônibus considerados preferenciais para ação de vândalos e criminosos.

Você pode gostar