Secretaria faz exames de mama em Madureira até o fim de outubro

Unidade móvel realizará somente exames agendados

Por thiago.antunes

Rio - Até o dia 31/10, o Mamógrafo Móvel da Secretaria de Estado de Saúde fica no Parque Madureira realizando mamografias, biopsias e ultrassonografias. Para o conforto das pacientes, a unidade só realiza exames agendados. Para marcar o exame de mamografia, as pacientes devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (Clínica da Família ou Posto de Saúde) do seu bairro e levar: pedido assinado por um médico do SUS; documento de identidade e comprovante de residência.

É importante esclarecer que não há encaixe para realização de exames e/ou distribuição de senhas. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados e feriados, das 8h às 15h.

Nesse período, a unidade vai atender apenas moradores do município do Rio de Janeiro. Moradoras de outros municípios devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde para agendar o exame no Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti, ou no Centro de Diagnóstico por Imagem (Rio Imagem), no Centro do Rio.

Quando diagnosticado no início, as chances de cura do câncer de mama ultrapassam 90%. Além de realizar o autoexame com frequência, até para que possamos conhecer seus corpos e perceber possíveis alterações, é fundamental que as mulheres conversem com profissionais de saúde e mantenham seus exames clínicos em dia.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia