Por bianca.lobianco

Rio - O feriado é em homenagem à Padroeira do Brasil, mas no Rio os festejos vão além da devoção à Nossa Senhora Aparecida. Hoje é aniversário do mais conhecido cartão-postal do país, o Cristo Redentor, que há 84 anos abençoa a cidade de braços abertos. A data também é para celebrar os pequenos, que ganham atividades e festas em vários bairros.

Criançada espantou o calor de ontem na cascata do Parque Madureira%2C que inaugura hoje sua praia artificial em homenagem aos pequenosDaniel Castelo Branco / Agência O Dia

As comemorações pela Padroeira começaram cedo hoje, às 5h30, na Paróquia Nossa Senhora de Aparecida, no Cachambi, que acorda os devotos com alvorada e terá missa o dia todo. Um dos pontos altos será às 11h, com a chegada de 1.800 motociclistas que seguem em caravana do Posto 6 (Copacabana) levando uma imagem da santa até a igreja. Segundo o Padre Jorge André Pimentel, a mensagem das celebrações é a importância de se acreditar em dias melhores. “A fé e a esperança transformam esse povo que está tão desiludido, sofrendo com a crise econômica, com as demissões que afetam tantas famílias”, disse o pároco, que espera 40 mil pessoas hoje.

Devoto da santa, Elymar Santos participará da última missa do dia. “É uma emoção muito grande fazer parte desse momento e agradecer (o cantor completou 63 anos ontem)”, contou.

O Cristo Redentor, uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, também está em festa. O monumento comemora os 84 anos da sua inauguração com missa, concerto, bolo e parabéns. A celebração terá a presença do cardeal arcebispo Dom Orani Tempesta.

O cardeal Dom Orani abençoa a cidade hoje aos pés do RedentorMárcio Mercante / Agência O Dia

Do outro lado da cidade, outro ponto muito visitado por cariocas também tem motivos para festejar. Às 10h30 o prefeito Eduardo Paes inaugura parte da expansão do Parque Madureira. A atração principal é a Praia de Rocha Miranda, um balneário artificial com coqueiros, faixa de areia e 120 metros de queda d’água. Ontem, famílias inteiras aproveitaram o domingo de sol no local, mas ainda sem ter acesso aos novos espaços. A Quinta da Boa Vista, outra boa opção de lazer, também ficou lotada de crianças e seus pais ontem.

Programação - Festejos para todos os gostos

Paróquia Nossa Senhora de Aparecida (Rua Ferreira de Andrade, 103 - Cachambi, Zona Norte):

5:30 - Alvorada com fogos
6h às 10h - Missa de hora em hora
11h - Chegada dos motociclistas com a imagem de Nossa Senhora Aparecida e missa com o Bispo auxiliar do Rio, Dom Paulo César.
15h - Oração do Terço da Misericórdia
18h - Saída da procissão luminosa
20h - Homenagem do cantor Elymar Santos à santa e oração

Monumento Cristo Redentor (Corcovado):

7h - O arcebispo Dom Orani João Tempesta dará sua benção à cidade
8h30 - Missa em ação de graças pelos 84 anos de inauguração da estátua
9h30 - Concerto da Orquestra Nova Sinfonia
10h - Concerto do coro Vocal Line
11h - Parabéns e bolo

Brincadeiras e diversão nas UPPs

O Dia das Crianças não vai passar em branco nas comunidades pacificadas. Hoje tem festa nas UPPs (Unidade de Polícia Pacificadora) Rocinha e Andaraí, a partir das 10h. Na quadra da Acadêmicos da Rocinha, a garotada vai curtir o show da banda Blitz, além de aproveitar os brinquedos instalados especialmente para a data.

No Andaraí, a festa, organizada em parceria com o SESI, acontece na quadra CEMASI (base da UPP). E os eventos se estendem por toda a semana nas UPPs. Quinta-feira, no Colégio Municipal José Linhares, no Pavão/Pavãozinho, festa e lanches a partir das 10h.

No Santa Marta, a farra da garotada rola na sexta, a partir das 13h, na Praça Corumbá. Pula-pula, piscina de bolas e presentes são as atrações da festa da UPP Caju, também na sexta, às 10h. 


Você pode gostar