Por paulo.gomes

Rio - O direito à dignidade humana será defendido e celebrado na 4ª edição do Prêmio Juíza Patrícia Acioli de Direitos Humanos, na próxima segunda-feira, às 19h, no Theatro Municipal do Rio. Estarão presentes o ministro e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski; Cármen Lúcia, ministra e vice-presidente do STF; o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão; o arcebispo do Rio, Dom Orani Cardeal Tempesta; entre outros.

Neste ano, a premiação alcançou o recorde de trabalhos inscritos. Durante a cerimônia haverá apresentação de Mart'nália, Orquestra Sinfônica Maré do Amanhã, Escola de Dança Maria Olenewa, Coral da Fundação Xuxa Meneghel e Circo Crescer e Viver. Com direção de Carla Camurati, a premiação terá como mestres de cerimônia os atores Lucinha Lins e Jorge Pontual.

Na ocasião, serão revelados os vencedores nas categorias ‘Trabalhos Acadêmicos’, ‘Práticas Humanísticas’ e “Reportagens Jornalísticas”, criada esse ano. Os vencedores ganharão prêmios em dinheiro, que variam R$ 5 mil a R$ 15 mil. Os três primeiros colocados de cada categoria também receberão um troféu com o rosto da juíza Patrícia Acioli.

Prêmio homenageia magistrada assassinada

Criado em 2012, o Prêmio Juíza Patrícia Acioli de Direitos Humanos homenageia a magistrada da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, assassinada em Piratininga, Niterói, em agosto de 2011, por policiais militares.

Finalistas do 4º Prêmio Juíza Patrícia Acioli de Direitos Humanos

Práticas Humanísticas

- Associação Civil Quintal da Casa de Ana

- Instituto Chefs Especiais

- Movimento de Mulheres de São Gonçalo

- Mundo Novo de Cultura Viva

- Projeto Reconstruir

Trabalhos Acadêmicos

- A Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho Mediante Novos Instrumentos: O Teletrabalho e os Avanços Tecnológicos na Comunicação e Informação (Carolyne B. A. Dellaparte)

- A Mediação de Conflitos Como Mecanismo Colaborador na Construção da Cidadania (Maria Beatriz Pereira Corrêa)

- Por Uma Nova Sociedade a Busca de Novos Cidadãos (Marta Raquel de Paula Santos)

Reportagens Jornalísticas

- Abrigos (Marcela Freitas da Mata - Jornal O São Gonçalo)

- Ceguim, o técnico que tudo vê (Rafael Luiz Azevedo - Site Verminosos por Futebol)

- Dança Inclusiva (Vinicius Bezerra Brandão - Uniceub)

- Minha Casa, Minha Sina (Rafael Pinto Soares e Luã Marinatto - Jornal Extra)

- Minha Cela, Minha Vida (Thais Lazzeri - Revista Época)

Você pode gostar