Por felipe.martins

Rio - No dia 8 de agosto de 1964, Cartola datilografou um convite para uma homenagem à imprensa no seu Zicartola. Convite que poderia parecer banal, não fosse a data imediata ao Golpe Militar. A deferência aos jornalistas era clara. O Zicartola, que não abria nos fins de semana, faria a festa em um sábado, com direito “a comidinha caseira, seguida de roda de samba e de partido alto”. Entrou para a história do sobrado onde a Zona Sul e a Zona Norte se encontravam sob as bênçãos do samba. Essa é uma das histórias da nova revista Boca Coletiva, organizada por André Diniz e sob o novo selo Al-Farabi. Será lançada no dia 28, na livraria da Rua do Rosário, com samba, claro!

Roda de Palhaços

Hoje é dia de riso e alegria no Largo do Machado. O Grupo Off-Sina, tradicional “anfitrião” do local, promove a partir das 18h uma nova Roda de Palhaços. A entrada – naturalmente – é franca e a participação no espetáculo é aberta para quem tiver uma cena ou número de palhaço, ou quiser experimentar a arte circense. Basta chegar às 15 horas para construção da dramaturgia e o roteiro da Roda juntamente com os organizadores.

O Rio de João

As praças públicas do Rio ganham de volta a alma encantadora de João do Rio (1881-1921), na comemoração dos 450 anos da cidade. É da obra do artista que se alimenta o projeto de intervenção urbana O Rio de João, com dez cenas apresentadas em caixas de teatro em miniatura, também conhecido como teatro lambe-lambe. As apresentações do #coletivoeuamoarua acontecem a partir de amanhã em vários pontos, como Praça XV, Largo da Carioca e Cinelândia. Viva!

Obra de João do Rio alimenta projeto de intervenção urbanaDivulgação

Hábito das Carmelitas

O Bloco das Carmelitas já escolheu quem vai criar sua camiseta para o Carnaval 2016. É o jovem designer Daniel Gnattali, que mora em Santa Teresa e acabou de realizar no Espaço Cultural Laurinda Santos Lobo a exposição “Desdobramentos”, em que procura mostrar a ilustração como obra de arte. O lançamento será dia 8 de dezembro, a partir de 18h, no Parque das Ruínas.


Ponto final

É a última parada: o projeto Livros nas Praças chega a Madureira e faz seu encerramento no feriado de 20 de novembro, sexta-feira. O ônibus-biblioteca itinerante estaciona no Parque com cerca de dois mil títulos e a jornalista e escritora Monica Ramalho, autora do livro “Cartola”, a bordo para homenagear o cantor e compositor que há exatamente 35 anos nos deixava. A biblioteca sobre rodas vai funcionar das 10h às 16h

DEZ RODAS, CADA UMA NO SEU QUINTAL, vão se apresentar, por dez horas, no projeto Batuque da Boa, amanhã. Começa às 14h, na Roda do Ouvidor, e continua: Trabalhador, Castelo, Pedra do Sal, Galocantô, Cacique de Ramos, Galotti, Samba do Nem, Sururu na Roda e Terças Desamplificadas..

CONFETES

Com estreia no dia 23 de novembro, a segunda temporada da série “Minha Rua” será lançada oficialmente amanhã, durante a festa “Caleidoscópio”, no Morro Agudo, em Nova Iguaçu. No evento, exposições, torneio de skate, batalhas de break e rap, painéis de grafite e um baile funk “das antigas”.

O Museu do Samba recebeu quarta-feira passada um dos fundadores do Cacique de Ramos, Ubirany. O sambista é mais um a gravar suas histórias no projeto de salvaguarda da memória do samba. Tia Glorinha, presidente da ala das baianas do Salgueiro, também participou das gravações.

Niterói e São Gonçalo recebem o Samba Mulata no domingo, evento mensal que, apesar do nome, reúne vários estilos da black music, passando pelo rap, hip hop, charme, afro house e samba. É no Clube CsseeRJ, no Barreto, e vai contar com um espaço kids para que os pais possam levar seus filhos.

Os representantes dos carnavais de Olinda, Salvador, Belo Horizonte e São Paulo já confirmaram presença na oitava edição do Desenrolando a Serpentina, dias 27 e 28 de novembro no IAB. Em debate, os desafios dos carnavais de rua e a troca de experiência dos modelos de gestão.

Coluna de Rita Fernandes

Você pode gostar