Por paulo.gomes

Rio - O vendedor de gelo Fabiano Machado da Silva, de 33 anos, foi sepultado na tarde desta segunda-feira, no Cemitério de Vila Rosali, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Ele foi morto no último domingo, ao ser agredido em Ipanema por diversas pessoas. Duas mulheres que aparecem no vídeo foram nesta segunda-feira à Delegacia de Homicídios da Capital, que investiga o caso, para prestar depoimento. Os outros envolvidos no crime são procurados.

Espancado até a morte em Ipanema%2C o vendedor de gelo Fabiano Machado da Silva foi sepultado nesta segunda-feira%2C no Cemitério de Vila Rosali%2C em São João de MeritiReprodução / TV Globo

Depois de espancar até a morte o vendedor de gelo, um dos agressores usou o celular de Fabiano e enviou mensagens aos familiares. O teor das mensagens causou revolta pela frieza de quem escreveu. "Cara, ele deve tá muito mal no hospital de tanto que ele apanhou", escreveu o agressor. A sobrinha, sem ainda perceber do que se trata, pergunta se ele irá na casa dela. A pessoa que está em posse do celular segue enviando novas mensagens. "Pelo abuso dele", "Apanhou não foi pouco, não."

A sobrinha de Fabiano, estranhando o conteúdo enviado no grupo da família no WhatsApp, pergunta quem é que está falando, recebendo a cruel resposta. "O cara que bateu nele. Avisa logo a família. Que ele deve tá morto", e justifica. "FDP abusado, mexe com a mulher dos outros. E ainda vai querer dá uma de f..., se f...", disparou.
Publicidade
Comissão de Defesa de Direitos Humanos condena linchamento
A Comissão de Defesa de Direitos Humanos da Câmara Municipal do Rio de Janeiro (CDDH) emitiu uma nota oficial nesta segunda-feira, condenando o linchamento e morte do vendedor de gelo. O comunicado diz que "independente das supostas acusações que pairam sobre o ambulante, que devem ser apuradas com rigor pela Delegacia de Homicídios, o fato demonstra que caminha-se para a barbárie quando desentendimentos interpessoais são resolvidos com espancamentos, linchamentos, torturas, 'incendiamentos' ou assassinatos com armas".
Publicidade
Imagens mostram agressores espancando vendedor até a morte
Na sequência registrada pelo circuito de segurança, é possível ver Fabiano Machado discutindo com duas mulheres, que passam com um grupo de cerca de 10 pessoas. Em seguida, ele pega uma barra de ferro e ameaça uma das mulheres, que sentou em um banco. Ela consegue tomar a barra da mão de Fabiano e o agride. O grupo que acompanhava a mulher volta e começam a agredir o vendedor, que tenta fugir entrando no caminhão, mas é retirado pelos agressores do veículo e espancado até a morte.
Agressor avisa em grupo da família no WhatsApp que espancou vendedor em Ipanema. 'Deve tá morto' Imagens / Arquivo pessoal

De acordo com a DH, foi realizada perícia no local e testemunhas foram ouvidas. Imagens de câmeras de segurança estão sendo analisadas e diligências estão sendo realizadas em busca de informações que ajudem nas investigações.

VEJA MAIS

Ambulante é espancado até a morte na Praia do Arpoador

Agressor usou celular de vendedor e avisou família: 'Apanhou não foi pouco'

Publicidade
O comerciante Eraldo Nunes da Silva, cunhado da vítima, disse que, independente do que tenha acontecido, nada justifica o espancamento do vendedor de gelo. "Foi uma selvageria, a família está chocada. Nada do que ele fez justifica o que fizeram com ele. Esperamos justiça", disse.
Com informações de Maria Inez Magalhães
Você pode gostar