Por gabriela.mattos
Rio - Parentes, amigos e fãs lamentaram a morte da atriz Marília Pêra, neste sábado, pelas redes sociais. Algumas personalidades lembraram ainda de personagens marcantes da carreira da artista, como no filme "Pixote, a lei do mais fraco", de 1981. O velório da atriz começou às 13h, no Teatro Leblon, e o enterro será às 16h, no Cemitério São João Batista, em Botafogo. 
Atriz Marília Pêra morreu neste sábadoDivulgação

No Twitter, o diretor Walcyr Carrasco disse que "uma das atrizes mais completas desta geração nos deixou". O ator Marcelo Serrado também escreveu sobre a morte da atriz na sua rede social. "Marília me dirigiu numa peça e me falou 'comédia é matemática, tempo'. Nunca vou me esquecer. A maior de todas!", afirmou.

Emocionado, Milton Gonçalves reforçou que Marília Pêra era uma excelente pessoa, de ótimo caráter e que nas cenas ela reunia "simplicidade, objetividade, energia e garra". Além de amigo próximo da atriz, ele trabalhou com ela na novela "Rosinha do Sobrado", em 1965.

"Um salve de palmas pelo talento, caráter que ela tinha pelos companheiros. Onde você estiver, amiga, limpe o caminho para que a gente possa dividir esse espaço com você. Nós te amamos, fique com Deus", disse o artista, em entrevista à GloboNews.
Publicidade
Já Danielle Winits, que completa 42 anos neste sábado, lamentou a morte da atriz no Instagram. A artista está em Manaus para estreia de "Depois do Amor: Um Encontro com Marilyn", que tinha direção da própria Marília.
“Hoje é o meu dia e o dela. 5 de Dezembro. Nascemos. Aniversários de vida. Nascer é fazer uma passagem seja para onde for . Nascer é vir ao mundo e é também despedir-se dele para nascer em outro lugar tão especial quanto esse que vivemos. Nascer é começar a ser. E a gente começa a ser todos os dias. E recomeça a ser depois daqui, em algum lugar onde apenas os que já foram tudo podem entrar... E assim recomeçar. Obrigada por existir, Marília", acrescentou.
Publicidade
Além dos artistas, políticos também prestaram condolências à morte de Marília. No Facebook, a presidenta Dilma Rousseff contou que recebeu "com tristeza" a notícia da perda de "uma das artistas mais talentosas do país, que dedicou sua vida à arte". 
O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, também emitiu uma nota lamentando a morte. "Marília Pêra emprestou seu talento a dezenas de personagens marcantes. Personagens que passaram a fazer parte da família brasileira. É com muita tristeza que recebo a notícia de sua morte. Todos os nossos aplausos para essa atriz, que soube interpretar a vida de forma estupenda".  
Publicidade
O deputado federal Jean Wyllys (Psol) escreveu na rede social que ela era "uma das mais talentosas atrizes que o país já conheceu e que continuará iluminando e inspirando com seu exemplo, trabalho e alegria".
Publicidade
Marília Pêra morreu na manhã deste sábado aos 72 anos, em sua casa, na Zona Sul do Rio. A causa da morte ainda não foi divulgada. A informação é da "GloboNews". Em novembro deste ano, foi noticiado que Marília estava com câncer em estágio avançado no pulmão. No último ano, ela passou por tratamento de um desgaste ósseo na região lombar e chegou a ficar afastada da TV por cerca de um ano.