Por tabata.uchoa
Rio - A segunda-feira será mais um dia para testar a paciência dos cariocas no trânsito. Motoristas vão enfrentar hoje a última etapa da primeira fase de mudanças no itinerário das linhas de ônibus que passam pela Zona Sul. A alteração completa será concluída em março. No fim de semana, a desinformação pegou carona, deixando muita gente confusa, de condutores a passageiros, sem saber qual condução pegar para chegar ao destino.
A estudante Amanda Alves, de 19 anos, que desejava fazer o trajeto Leblon-Botafogo, ficou indignada ao saber que teria que descer no Humaitá para pegar outro ônibus para completar a rota. “Vou ter que pegar esse Circular 2, descer no Humaitá e pegar outro. Continuo perdida”, reclamou.
Usuários e motoristas ficaram confusos com alteração das linhasEstefan Radovicz / Agência O Dia

Nem mesmo motoristas e trocadores da empresa São Silvestre sabiam em qual linha iam trabalhar. No ponto da Gilberto Cardoso, alguns motoristas ensinavam os colegas o trajeto atual. “Ficamos sabendo na hora. Nem sei qual linha estou agora”, criticou um dos condutores.

Publicidade
Muitos passageiros não foram informados de que o novo ponto final das antigas linhas 511, 512, 569 e 570, agora transformadas em Circular 1 e Circular 2, está situado na Rua Gilberto Cardoso, no Leblon. “Trabalho no Leblon e moro na Freguesia. Não tem ônibus direto. É maldade fazer a gente pegar duas conduções”, lamentou a comerciante Tânia Manhaes, 68.
Saíram de operação as linhas: 511 (Urca-Leblon, via Jóquei), 512 (Urca-Leblon, via Copa), 569 (Largo do Machado-Leblon, via Jóquei), 570 (Largo do Machado-Leblon, via Copa), 573 (GlóriaLeblon, via Jóquei) e 574 (Glória-Leblon, via Copa). No lugar, entraram: Circular 1 (Leblon-Cosme Velho, via Copa / Urca / Largo do Machado) e Circular 2 (Leblon-Urca, via Jardim Botânico / Túnel Rebouças / Laranjeiras). O trajeto da 513 (Metrô Botafogo-Urca) foi estendido até o Humaitá.