Mais Lidas

Exame para tirar Carteira de Habilitação é monitorado por câmeras do Detran

O Estado do Rio saiu na frente e lançou uma série de ações para garantir a transparência na realização do exame

Por marlos.mendes

Rio - Em 2012, o Detran-RJ implantou uma ação pioneira em todo o Brasil. O Estado do Rio saiu na frente e lançou uma série de ações para garantir a transparência na realização do exame para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Trazendo, assim, mais segurança para os futuros motoristas.

“O teste todo é filmado. O aluno que está passando pela avaliação prática para tirar a CNH pode ter a segurança de que a possibilidade de fraude é bem menor. Além disso, se ele achar que a sua avaliação não foi feita corretamente, pode solicitar os filmes e abrir um processo administrativo e contestar”, explica Janete Bloise, diretora de Habilitação do Detran-RJ.

Para realizar o processo, foram instaladas câmeras dentro dos carros das autoescolas e criadas 20 Comissões de Exame, que são equipes formadas por servidores do Detran-RJ, que avaliam e acompanham todo o teste. Os carros viraram uma espécie de Big Brother veicular.

Na prova, o candidato é avaliado por 3 examinadores e todo o processo é filmado e o áudio captado. As imagens são vistas no Centro de Monitoramento do Detran-RJ, onde toda a filmagem é arquivada e pode ser acessada quando necessário. Neste Centro, agentes assistem aleatoriamente alguns testes, para avaliar e atestar a ação.

“Durante o exame, caso o presidente da Comissão suspeite de alguma ação, ele solicita que o material seja avaliado por um agente do Centro de Monitoramento. Se o erro for comprovado, dependendo da gravidade, o instrutor da autoescola ou o funcionário envolvido pode ser suspenso ou até perder o cargo”, explica Janete.

Funcionários espiam os exames no Centro de MonitoramentoDivulgação

Recurso para a categoria B
Para Diogo de Xerez, 30, publicitário, a medida ajuda que os motoristas se sintam mais tranquilos no momento do exame. “Tirei a carteira há poucos meses. Ouvia dizer sobre fraude, mas fui me informar melhor e soube da gravação. Fui confiante para a prova, sabendo que qualquer ação incorreta seria filmada. Passei e hoje falo para meus amigos”, conta.

 A ação está disponível apenas para exames da categoria B, que habilita o condutor para dirigir carros.  A ideia é que a partir do ano que vem esse projeto seja ampliado. “Em 2016, pretendemos levar a transparência no exame também para as categorias C e D. Vamos implantando aos poucos”, afirma a diretora.

Modelo para todo o Brasil
E a receita de sucesso do Detran-RJ acabou virando exemplo para outros estados. Este ano, São Paulo implementou o monitoramento em suas provas. Além desse, segundo a diretora, outros governos estão interessados. “Recebemos visitas de representantes do Rio Grande do Sul e do Pará, todos querendo conhecer e entender como funciona o nosso sistema de transparência. Isso nos mostra como o projeto deu certo e é um sucesso”, explica ela.

 Além da filmagem, o aluno que está tirando a Carteira de Habilitação pode acompanhar quase todo o processo pelo site do Detran-RJ (www.detran.rj.gov.br). “O candidato, após realizar a primeira aula na autoescola, pode consultar pelo portal as datas e as disponibilidades das vagas para as provas. Além disso, pode checar se todas as aulas foram validadas”, finaliza Janete.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia