Por tabata.uchoa
Rio - Pelo menos seis banhistas ficaram feridos nesta sexta-feira à tarde após um raio atingir a praia da Vila Histórica de Mambucaba, em Angra dos Reis, na Costa Verde. Entre as vítimas estão duas crianças. De acordo com o Hospital de Praia Brava, duas pessoas chegaram à unidade médica em estado grave.
Integrante da Defesa Civil, Evison Ferreira de Moura, que aproveitava o feriado na praia, acionou os bombeiros e ajudos nos primeiros-socorros às vítimas. Ele afirmou que o tempo virou rapidamente e surpreendeu os banhistas. “A gente estava na praia, e de repente o tempo começou a fechar. O primeiro raio desceu e atingiu quatro pessoas, entre elas uma criança. Rapidamente a demos os primeiros socorros e acionamos os bombeiros que chegaram de imediato”, contou Evison à TV Rio Sul.
Publicidade
Os raios ocorrem todo o ano e o país é Brasil é um dos líderes neste ranking. Mas é no verão que as descragas se intensificam.
Segundo o Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas da concessionária Ampla, nos seis primeiros dias do mês passado, 3.939 descargas elétricas de tempestades atingiram o Estado do Rio. Em todo o ano passado, a Ampla registrou a incidência de 28.516 descargas nos 66 municípios que distribui energia.
Publicidade
Orientações para evitar ser atingido por descargas para quem está fora de casa incluem procurar um lugar para se abrigar e evitar estar em campos abertos, piscinas, lagos, praias, assim como em locais com árvores isoladas, postes e áreas elevadas. Os raios são atraídos por árvores e locais mais amplos, o que aprofunda o risco de atingir as pessoas. Deve ser evitado também contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e, principalmente, linhas telefônicas ou elétricas.