Por tiago.frederico
Rio - A coleta de lixo de pelo menos sete localidades de seis bairros de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, que está sendo impedida por ação do tráfico de drogas, deve ser normalizada a partir desta terça-feira. Conforme O DIA noticiou, traficantes construíram barricadas para dificultar a entrada de caminhões e intimidaram funcionários da limpeza. No sábado, policiais do 21º BPM (São João de Meriti) e homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope) desobstruíram ruas e em algumas foi feita a coleta.
Praça da Bandeira em frente a um condominio do programa Minha Casa Minha VidaÉ Notícia Meriti

A Secretaria de Serviços Públicos do município informou que nesta segunda-feira vai solicitar ao 21º BPM relação de locais que foram desobstruídos. O documento será enviado à empresa Dinâmica, prestadora do serviço de coleta domiciliar, para reativar a rota do recolhimento do lixo.

O problema do lixo em São João de Meriti foi confirmado pelo próprio prefeito, Sandro Matos, que através do secretário municipal de Serviços Públicos, Alirio Montebrune, recebeu um relatório da Dinâmica, informando que está "impossibilitada de fazer a coleta em algumas áreas devido à presença de traficantes armados".

Publicidade
Na carta, a empresa avisa que traficantes ameaçam os coletores e motoristas. Os locais citados são Engenheiro Belford, Buraco Quente (Vila Humaitá), Bacia, Vila Norma, morros do Soldado, Prefeito, Amor, Caixa d'Água e Fumacê (Venda Velha), Castelinho e uma área do Centro.
Na operação realizada pela Polícia Militar no sábado, foram retirados entulhos e barricadas no Fumacê, Castelinho, Morro do Soldado e na comunidade Às de Ouro, em São Matheus, onde dois homens foram presos em flagrante. Eles estavam construindo obstáculos de concreto para impedir a entrada de carros da polícia no local.