Por paulo.gomes
Rio - O ano letivo nas escolas públicas começou na última segunda-feira, mas alunos do Complexo da Maré, na Zona Norte, continuam enfrentando um antigo problema. Dezessete unidades das redes estaduais e municipais estão fechadas nesta quarta, por conta de uma operação da Polícia Civil no conjunto de favelas.
Segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), o Ciep 326 - Professor César Pernetta teve suas atividades interrompidas, prejudicando 350 alunos nos dois turnos. Já a Secretaria Municipal de Educação (SME) informou que 16 unidades não funcionaram nesta quarta. De acordo com a assessoria de imprensa, por estar no início das aulas não tem como precisar quantos estudantes foram prejudicados.
Publicidade
Através das redes sociais, moradores relataram um intenso tiroteio na comunidade. Uma pessoa escreveu que alunos da Escola Municipal Operário Vicente Mariano precisaram se proteger dos tiros. "Preso dentro do Vicente Mariano com professores e alunos no chão. O helicóptero largando o prego nas imediações, no horário de saída da escola. Tensão total", escreveu.
Participaram da operação as Delegacias de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) e de Cargas (DRFC), com o apoio de policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), além de um helicóptero. A ação faz parte de esquema do Departamento Geral de Policia Especializada, montado para combater roubos e furtos na região. Procurada, a Polícia Civil não divulgou o balanço da ação.