Por karilayn.areias

Rio - O domingo no Rio foi de muito trabalho, prejuízo e dor para moradores de bairros atingidos pelo temporal da noite de sábado. Cinco pessoas morreram vítimas da chuva. Da Zona Norte à Zona Sul, foi difícil achar lugar sem estrago ou transtorno. As mortes ocorreram em Rocha Miranda, Centro e Rocinha e Chácara do Céu, no Leblon. Carros amanheceram empilhados, levados pela correnteza. Motoristas e pedestres ficaram mais de quatro horas ilhados. Moradores e comerciantes perderam móveis e eletrodomésticos. Cenas que o Rio imaginou estar livre.

Rio Maracanã amanheceu ontem cheio de lixo doméstico em sacos e galhos e folhas de árvores que não suportaram a pancada de chuva na noite anterior%2C quando transbordouFotos de leitor

Na Chácara do Céu, dois moradores foram levados pela enxurrada ao tentar derrubar parte de um muro que represava água e evitar que ela atingisse residências. Uma das vítimas é Luciano Modesto, o Tico, de 38 anos, um dos moradores mais queridos da Chácara do Céu. Era filho do presidente do bloco Empurra Que Pega, Luiz Modesto. A outra vítima foi identificada só como Francisco, o Light.

“Morreram como heróis, tentando fazer com que a água não fizesse vítimas na comunidade”, disse um dos amigos de Luciano, que pediu para ser identificado só como Nei. Na Rocinha, o corpo de Carlos M. Silva, 58 anos, foi encontrado num córrego na Estrada da Gávea. Em Rocha Miranda, o corpo de Luiz Carlos de França Cancio, 57 anos, foi encontrado no início da tarde. Estava desaparecido desde a véspera. A quinta vítima fatal foi Edson Conceição, 39 anos, que já chegou morto ao hospital. Foi eletrocutado na Rua do Passeio.

Passageiros tiveram que subir no ônibus para escapar da enchente. Ninguém esperava mais cena como estaWhatsApp O DIA (98762-8248)

Chamou a atenção o alagamento na região da Praça da Bandeira e da Praça Niterói, na Grande Tijuca. Os piscinões construídos para evitar enchentes não foram suficientes para impedir que moradores e comerciantes perdessem tudo mais uma vez.

O professor homenageado da formatura de uma turma do Pedro II, morador da Tijuca, só conseguiu chegar à festa com quatro horas de atraso: “Cheguei quando estava quase amanhecendo. Tomei o café da manhã com os alunos”, lamentou o professor José Paulo Antunes.

Dragas foram usadas para retirar lamaçal perto da Praça da BandeiraFoto de leitor

O prefeito Eduardo Paes explicou que o sistema de controle de enchentes da Grande Tijuca ainda não está operando normalmente. O reservatório da Praça Vanhargen, que armazenará 43 milhões de litros de água, ficará pronto no segundo trimestre. O prazo é o mesmo para as obras de desvio do Rio Joana, cujas águas passarão a desaguar direto na Baía de Guanabara, e não no Canal do Mangue, responsável pelo escoamento de três rios. Sem a conclusão das obras, o sistema não funciona plenamente, segundo Paes. 

“A Praça da Bandeira foi fechada ao trânsito antes de vazar. Monitoramos o piscinão, e ao atingir 70% da capacidade, bloqueamos o acesso à praça. Tem plano de contingência. Tem situações que você não consegue fazer parar de encher”, disse Paes. 

Carro ficou cheio de lama e lixoFotos de leitor

Cidade ficou em estado alarmante

O Sistema de Alerta e Alarme Comunitário da prefeitura foi acionado ontem em 40 comunidades onde havia risco de deslizamento.

A cidade ficou ontem em estágio de atenção, segundo degrau na escala de risco que vai até três. Indica previsão de chuva moderada, ocasionalmente muito forte, podendo causar alagamentos e deslizamentos. Na noite de sábado, o Rio ficou no estágio mais alarmante, o de crise.

Clique aqui e vejo o infográfico na íntegra Arte O Dia

Segundo o Corpo de Bombeiros, houve desabamentos sem vítimas nos morros da Mangueira, Turano e Salgueiro. O Aeroporto Santos Dumont operou ontem com auxílio de instrumentos. Na Tijuca, uma faixa da Rua Marechal Trompowski foi interditada para corte e retirada de árvore que caiu. 

Chuvas até quinta-feira

A previsão do tempo do sistema Alerta Rio indica mais chuvas na cidade, mas ainda sem risco de tempestades como a de sábado. A temperatura permanecerá estável nos próximos dias.

Hoje, a estimativa é de chuva fraca a moderada, isolada nos períodos da tarde e noite, e amanhã a qualquer momento. Pancadas também estão previstas para a quarta e a quinta-feira.


Você pode gostar