PSDB quer eleger novo presidente da Câmara dos Deputados

Proposta prevê decretação do cargo de Eduardo Cunha, afastado por decisão do STF

Por gabriela.mattos

Rio - Os deputados federais do PSDB querem entrar com uma questão de ordem no plenário para que seja declarada a vacância do cargo de presidente da Câmara - o titular do cargo, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), está afastado da função por determinação da Justiça.

A vacância possibilitaria a eleição de um novo presidente. A proposta dos tucanos se deve a um impasse: o segundo-vice presidente, deputado Giacobo (PR-PR), não quer aceitar o acordo que prevê o exercício da presidência pelo primeiro- secretário, Beto Mansur (PRB-SP).

Mansur assumiria na prática as funções de Waldyr Maranhão (PP-MA), sucessor imediato de Cunha que perdeu a confiança da base governista ao protagonizar a tentativa de anulação da sessão que autorizou o prosseguimento do processo de impeachment de Dilma Rousseff.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia