Por cadu.bruno
Publicado 07/05/2013 15:35 | Atualizado 07/05/2013 15:49

O policial civil Adonis Lopes de Oliveira deve prestar depoimento nesta terça-feira na Corregedoria da Polícia Civil sobre a operação que resultou na morte do traficante Márcio José Sabino Pereira, o Matemático. Adonis pilotava o helicóptero e comandava a incursão. As imagens da operação de busca ao traficante foram exibidas no Fantástico, neste domingo.

O procurador-geral de Justiça, Marfan Martins Vieira, afirmou que vai solicitar imediatamente o desarquivamento do inquérito que apura o caso, ocorrido em 11 de maio de 2012, na Favela da Coreia, Zona Oeste do Rio.

Um DVD com o vídeo foi entregue ao procurador-geral pelo deputado estadual Marcelo Freixo, na manhã desta segunda-feira. O video mostra policiais na aeronave atirando contra o veículo do traficante e atingindo casas e prédios da região, expondo moradores a risco. Em nota, a Polícia Civil informou que decidiu afastar o policial Adonis.

O inquérito havia sido arquivado no IV Tribunal do Júri, em 5 de novembro de 2012, a pedido do Ministério Público. Segundo a promotora que solicitou o arquivamento, a prova pericial não era conclusiva quanto à procedência dos tiros: se partiram do helicóptero ou se o criminoso teria sido morto pelos próprios comparsas.

De acordo com o deputado, as imagens mostram que não havia policiais na favela no momento da operação. Além disso, segundo ele, a chefia da Polícia Civil não tinha conhecimento da ação, que não teria cumprido o padrão mínimo de segurança exigido para proteger os moradores da comunidade.

Você pode gostar

Publicidade

Últimas notícias