Por thiago.antunes

Rio - Com o tema ‘Produção Cultural nas Comunidades’, o Salgueiro recebe hoje o sexto debate da série ‘Rio, Cidade sem Fronteiras’. Na mesa estarão Emerson Menezes, criador do ‘Quintas Poéticas’, evento que homenageia poetas da comunidade; Jorge Luiz Barbosa, da ONG Observatório de Favelas; Luan Bala, do grupo cultural ‘Os Balas’, formado por jovens do Salgueiro; Fabiana Scherer, gerente de cultura do Sesi/Cidadania, da Firjan, que leva atividades às comunidades pacificadas; e um representante da Secretaria Municipal de Cultura.

O evento é aberto e começa às 18h no Bar e Mercearia Caliel, na Rua Francisco Graça 60. “Espero que o debate ajude a consolidar uma rede articuladora de eventos na comunidade, que está precisando”, conta Emerson, que administra o Caliel com Marcelo da Paz, dono do negócio. “É fantástico que um órgão da grande mídia tenha esta preocupação social. O DIA está de parabéns pela iniciativa.”

Emerson e Marcelo da Paz na porta do Caliel%3A organizadores do ‘Quintas Poéticas’%2C que festeja poetas do morroCarlo Wrede / Agência O Dia

O fim da invisibilidade das comunidades, que ganharam espaço e voz ativa com o ‘Rio, Cidade sem Fronteiras’, também foi destacado pelo doutor em Geografia e professor da UFF, Jorge Luiz Barbosa, representante do Observatório de Favelas no encontro desta tarde. “O debate é importante, também, como reconhecimento da pluralidade das favelas”, diz. “Acho esta iniciativa do DIA maravilhosa, pois ela permite que a cidade passe a dialogar com as comunidades.”

No momento, Jorge está trabalhando para a ONG na preparação de um guia cultural das favelas. “Temos um estudo para grupos e instituições culturais nas favelas, e também sobre os hábitos culturais dos jovens.”

O projeto ‘Rio, Cidade sem Fronteiras’ já passou pelo Vidigal (Pacificação, e Agora?), Prazeres (Educação), Borel (Habitação), Mineira (Esporte) e Fallet (Lideranças Comunitárias).

Você pode gostar