Por felipe.martins

Rio - A quadra da Escola de Samba Unidos de Vila Isabel vai tremer domingo que vem com a quinta edição do ‘Lutando pela Paz’, evento de MMA do campeão mundial de Muay Thai Will Ribeiro. Nos cards estarão lutadores que vivem e treinam em favelas — muitos formados por Will, que ficou tetraplégico após acidente de moto depois de retornar dos EUA com o cinturão dos penas. “Parei no sinal de madrugada, na saída do Túnel Noel Rosa, e um carro me atropelou”, conta ele, hoje treinando a garotada do Morro do Andaraí, onde atua na sede da UPP local com 50 crianças e adolescentes. Will já passou pelo Fogueteiro e Morro dos Macacos, sempre ajudado pelo irmão Wladimir. Serão dez lutas de MMA e três de muay-thai, com apoio de Furnas e da Aclimed. “A UPP Andaraí também está nos apoiando”, festeja Wladimir, que suou para conseguir pagar R$ 300 de prêmio ao vencedor.

Evento acontece na quadra da Vila IsabelAlexandre Brum / Agência O Dia

PAZCOA AMEAÇADA

A campanha PazCoa no Alemão, que arrecada chocolates para as crianças da favela, enfrenta dificuldades para bater a sua meta este ano. Segundo Rene Silva, diretor do jornal ‘Voz da Comunidade’, são necessários mais 4.800 ovos, chocolates ou caixas de bombom para alcançar o número de doações de 2014. “Estou bastante preocupado”, diz.

Mas não é somente o fato de ter conseguido apenas 1.200 doações que o preocupa. A crescente violência no complexo, que vive rotina de tiroteios, é outro fator de tensão. Rene quer distribuir os presentes sábado, dia 4, mas não sabe se conseguirá. “Só será neste dia se a violência diminuir”, afirma. As doações podem ser feitas no Shopping Nova América.

VIDIGAL MADE IN USA

Um grupo de quatro pesquisadores em urbanismo da Washington University, nos EUA, visitou quarta-feira o Vidigal para conhecer o projeto do Telhado Medicinal. “Nossa horta, em cima da cobertura do ponto das Kombis, não é regada e por isso eles ficaram curiosos”, conta o arquiteto Guto Graciano, autor do projeto com apoio da Associação de Moradores local.

GOLAÇO NA MINEIRA

A Arena Mineira, campo no coração da favela que capta energia a partir do movimento dos jogadores, acaba de ganhar um reforço na iluminação noturna. As seis luminárias previstas no projeto original agora são oito, melhorando a visibilidade das peladas. Além dos postes, o campo, reformado pela Shell holandesa, ganhou ainda um vestiário reformado.

CANTAGALO CONTRA A HOMOFOBIA

Em tempos de casos de homofobia pipocando nas redes sociais e o Congresso discutindo o casamento gay, o Museu de Favela, MUF, inova ao promover o Projeto ‘Memória LGBT’. Inédito no país, o ‘Memória’ contará com ações pró-igualdade, com lançamento da revista Memória LGBT, rodas de memória e samba, exibições de filmes e documentários e discotecagem LGBT. A ação pretende ser uma possível ferramenta para superar a homolesbotransfobia no Cantagalo (sede do MUF), Pavão e Pavãozinho, além da cidade do Rio.

A GASTRONOMIA de favelas ganha destaque este semestre. O Sebrae lança terça-feira o Segundo Circuito Gastronômico de Favelas, que reunirá restaurantes de Santa Marta, Tabajaras, Chapéu Mangueira, Babilônia, Vidigal, Rocinha, Providência, Morro do Pinto e Salgueiro.

AGENDA

TEATRO NA MARÉ

Amanhã, o Teatro do Oprimido na Maré fará mostra com o resultado das oficinas realizadas no complexo de favelas. Rua Bittencourt Sampaio 181, Nova Holanda. Às 15h. Grátis.

BIKES NA PROVIDÊNCIA

As ladeiras da Providência pegam fogo amanhã com o Circuito Estadual de Mountain Bike em Favelas, em que 150 competidores concorrerão a R$ 20 mil. A partir das 9h.

BOREART

Depois de seis meses, um grupo de jovens do Borel inaugura hoje a escadaria Boreart. Com degraus azulejados, a obra na região do Barranco se inspira na Escadaria Selarón.

CAMINHOS DO RIO

O projeto ‘Caminhos do Rio’, que capacita professores a levar alunos a um passeio pelo centro histórico do Rio, abriu inscrições até 27 de abril no site www.caminhosdorio.com.

Com Tássia di Carvalho

Você pode gostar