Quadra da Vila Isabel vai tremer na quinta edição do 'Lutando pela Paz'

Nos cards estarão lutadores que vivem e treinam em favelas

Por felipe.martins , felipe.martins

Rio - A quadra da Escola de Samba Unidos de Vila Isabel vai tremer domingo que vem com a quinta edição do ‘Lutando pela Paz’, evento de MMA do campeão mundial de Muay Thai Will Ribeiro. Nos cards estarão lutadores que vivem e treinam em favelas — muitos formados por Will, que ficou tetraplégico após acidente de moto depois de retornar dos EUA com o cinturão dos penas. “Parei no sinal de madrugada, na saída do Túnel Noel Rosa, e um carro me atropelou”, conta ele, hoje treinando a garotada do Morro do Andaraí, onde atua na sede da UPP local com 50 crianças e adolescentes. Will já passou pelo Fogueteiro e Morro dos Macacos, sempre ajudado pelo irmão Wladimir. Serão dez lutas de MMA e três de muay-thai, com apoio de Furnas e da Aclimed. “A UPP Andaraí também está nos apoiando”, festeja Wladimir, que suou para conseguir pagar R$ 300 de prêmio ao vencedor.

Evento acontece na quadra da Vila IsabelAlexandre Brum / Agência O Dia

PAZCOA AMEAÇADA

A campanha PazCoa no Alemão, que arrecada chocolates para as crianças da favela, enfrenta dificuldades para bater a sua meta este ano. Segundo Rene Silva, diretor do jornal ‘Voz da Comunidade’, são necessários mais 4.800 ovos, chocolates ou caixas de bombom para alcançar o número de doações de 2014. “Estou bastante preocupado”, diz.

Mas não é somente o fato de ter conseguido apenas 1.200 doações que o preocupa. A crescente violência no complexo, que vive rotina de tiroteios, é outro fator de tensão. Rene quer distribuir os presentes sábado, dia 4, mas não sabe se conseguirá. “Só será neste dia se a violência diminuir”, afirma. As doações podem ser feitas no Shopping Nova América.

VIDIGAL MADE IN USA

Um grupo de quatro pesquisadores em urbanismo da Washington University, nos EUA, visitou quarta-feira o Vidigal para conhecer o projeto do Telhado Medicinal. “Nossa horta, em cima da cobertura do ponto das Kombis, não é regada e por isso eles ficaram curiosos”, conta o arquiteto Guto Graciano, autor do projeto com apoio da Associação de Moradores local.

GOLAÇO NA MINEIRA

A Arena Mineira, campo no coração da favela que capta energia a partir do movimento dos jogadores, acaba de ganhar um reforço na iluminação noturna. As seis luminárias previstas no projeto original agora são oito, melhorando a visibilidade das peladas. Além dos postes, o campo, reformado pela Shell holandesa, ganhou ainda um vestiário reformado.

CANTAGALO CONTRA A HOMOFOBIA

Em tempos de casos de homofobia pipocando nas redes sociais e o Congresso discutindo o casamento gay, o Museu de Favela, MUF, inova ao promover o Projeto ‘Memória LGBT’. Inédito no país, o ‘Memória’ contará com ações pró-igualdade, com lançamento da revista Memória LGBT, rodas de memória e samba, exibições de filmes e documentários e discotecagem LGBT. A ação pretende ser uma possível ferramenta para superar a homolesbotransfobia no Cantagalo (sede do MUF), Pavão e Pavãozinho, além da cidade do Rio.

A GASTRONOMIA de favelas ganha destaque este semestre. O Sebrae lança terça-feira o Segundo Circuito Gastronômico de Favelas, que reunirá restaurantes de Santa Marta, Tabajaras, Chapéu Mangueira, Babilônia, Vidigal, Rocinha, Providência, Morro do Pinto e Salgueiro.

AGENDA

TEATRO NA MARÉ

Amanhã, o Teatro do Oprimido na Maré fará mostra com o resultado das oficinas realizadas no complexo de favelas. Rua Bittencourt Sampaio 181, Nova Holanda. Às 15h. Grátis.

BIKES NA PROVIDÊNCIA

As ladeiras da Providência pegam fogo amanhã com o Circuito Estadual de Mountain Bike em Favelas, em que 150 competidores concorrerão a R$ 20 mil. A partir das 9h.

BOREART

Depois de seis meses, um grupo de jovens do Borel inaugura hoje a escadaria Boreart. Com degraus azulejados, a obra na região do Barranco se inspira na Escadaria Selarón.

CAMINHOS DO RIO

O projeto ‘Caminhos do Rio’, que capacita professores a levar alunos a um passeio pelo centro histórico do Rio, abriu inscrições até 27 de abril no site www.caminhosdorio.com.

Com Tássia di Carvalho

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia