Por nicolas.satriano

Rio - Entre discos e fitas K7, Tamyris Reis, 26, se desdobra para atender aos pedidos de bolsas e carteiras. A linha alia duas de suas paixões: moda e música. Há sete anos Tamy, moradora do Riachuelo, vive como DJ e, apesar da profissão ser moda para alguns, ela leva muito a sério.

“Passei pela oficinas na Cufa e Afroreggae. Sempre tive influência dos meus pais, que me colocaram em aulas de música desde pequena e ouviam muita música black na minha infância. Fui para o Aglomerado da TV Brasil.” Ela aprendeu a costurar com a mãe e há três anos se especializou no EcoModa, da Mangueira.

Tamy%2C moradora do Riachuelo%2C vive como DJ e%2C apesar da profissão ser moda para alguns%2C ela leva muito a sérioMaíra Coelho / Agência O Dia

Em 2013, começou a fazer as carteiras, inspirada em um modelo que viu na internet. “Comecei a fazer para presentear amigos.” Entre os usuários de suas criações estão Naldo Beny, Mano Brown e MV Bill, com quem ela divide a bancada da Voz da Periferia, na Roquete Pinto. Tá podendo!

Hino para o Vidigal

Rappers e sambistas do Vidigal se uniram para fazer um hino para o morro que completa 75 anos em 2015. O lançamento da letra será no dia 8 de agosto, quando o Telhado Medicinal do Ponto das Kombis, completar um ano. O telhado, além de amenizar o calor de quem espera os cabritinhos, também se atração, como a cantora Nega Gizza (foto).

Nega Gizza (loura%2C ao fundo)%2C conferindo o Telhado MedicinalDivulgação

Teatro é cultura

O Festival Home Theatre, de Marcus Faustini, destaque na última coluna, chega hoje a uma unidade da Secretaria Municipal de Assistência Social. Na Casa Viva Bonsucesso, especializada em redução de danos para dependentes químicos, será apresentado ‘Tiro no escuro’, baseado em um conto de Férrez, que aborda violência na periferia e favelas.

DJ com agenda cheia

Se você quiser conferir a apresentação de Tamy, que toca o melhor da black music, aproveite: hoje ela fará sua estreia na Maré, na Escola Municipal Clotilde Guimarães (Passarela 10 da Avenida Brasil), às 14h. A ação, gratuita, faz parte do Ocupa Escola, da Prefeitura do Rio. Outros oito colégios estarão abertos para suas comunidades neste fim de semana.

Festas inclusivas

No próximo dia 13, Tamy começa uma espécie de maratona. Ela fará a estreia de sua festa Mixtape no Parque de Madureira. “Além da música, teremos muita moda”, garante. No mesmo dia ela se prepara para mais uma edição do Criolada, em Bangu. A festa black é voltada para o público gospel, que vai de várias partes do Rio para Zona Oeste curtir a noite e louvar.

Regulação para turismo nas favelas

Um grupo de trabalho formado por guias de turismo de favelas, representantes da Riotur e profissionais da área, está sendo criado para produzir um projeto de regulamentação do turismo em comunidades. A iniciativa é do vereador Célio Lupparelli (DEM), autor do Projeto de Lei 1196/15, que proíbe o turismo degradante, ou seja, aquele que explora a miséria e invade a privacidade dos moradores. A ideia é que o plano contemple várias demandas de guias de favelas apresentadas em audiência na Câmara na última quinta.

AGENDA

TORCIDAS POR GRAMACHO
Hoje, às 11h, a Corrente Pelo Bem convoca todas as torcidas organizadas do Rio para levarem mantimentos para famílias carentes do Lixão de Gramacho, Duque de Caxias.

ARRAIÁ NA LONA DA MARÉ
 A Lona da Maré recebe um arraiá na quarta-feira, com direito a muito forró pé de serra, quadrilhas, pamonha, canjica e milho verde, às 18h. Rua Evanildo Alves s/n, Maré.

CARAFORRÓ NA FEIRA
Amanhã, a Feira de São Cristóvão recebe o interprete performático Caraforró, tocando clássicos do forró, provando o valor dos cancioneiros do sertanejos. A partir das 14h.

FEIRA ORGÂNICA EM OLARIA
A Feira Orgânica da Leopoldina, comemora aniversário hoje. Com direito a ioga, comidas orgânica e viva, além de distribuição de mudas. Pc Mal. Maurício Cardoso, Olaria, às 8h.

Você pode gostar