Por paulo.gomes
Rio - Quando Fabiana Silva, de 34 anos, resolveu juntar os amigos para presentear as crianças do sarau que faz há seis anos em Parque das Missões, bairro carente de Duque de Caxias, não esperava virar uma multiplicadoras de sorrisos. A ação começou com 67 apadrinhados e este ano espera alcançar 2 mil crianças, que receberão kits com brinquedo, roupa e calçado no Natal, todos doados por pessoas físicas, sem apoio de governos ou empresas. “Faço de coração, dá uma alegria enorme.”
Fabiana Silva%2C de 34 anos%2C realiza as doações no Parque das Missões sem apoio de governos ou empresas%3A 'Faço de coração'Divulgação

Mas nem tudo é festa: com a proximidade da entrega dos presentes, no dia 5, um misto de ansiedade e medo toma conta de Fabiana. Ela sabe mais do que ninguém que nem todos os padrinhos realmente entregam o presente prometido e deixam as crianças ‘a ver navios’. “Essas crianças não têm nada, não deixaremos nenhuma fora”, garante. Para ajudar acesse: parquedasmissoes.blogspot.com.

Saraus infantis
Publicidade
Fabiana que começou promovendo saraus infantis, hoje comemora a inauguração da sede do ‘Apadrinhe Um Sorriso’, prova que trabalho duro dá retorno. O terreno foi comprado com as economias dela, que trabalha no Museu Mar, construído pela comunidade em mutirões. “As crianças escrevem poesias sobre seus cotidianos, é lindo.” É a literatura mudando realidades.
Rodas feministas
Publicidade
Histórias de violência, abusos e agressões fazem parte do cotidiano de Parque das Missões. Fabiana agora tem trabalhado para empoderar as mulheres de sua favela. “É muito gritante. Elas nem sabem que são vítimas”, lamenta ela, que lembra o caso de uma adolescente de 13 anos que foi estuprada pelo marido de 28 porque não quis ter relações com ele no resguardo.
Feira da Providência vem com oficinas
Publicidade
Os visitantes da 55ª Feira da Providência poderão conhecer melhor os projetos do Banco da Providência, responsável pela realização do evento que acontece de 25 a 29 de novembro, no Riocentro. O banco atua em 70 comunidades carentes do município, promovendo oportunidades de geração de renda. No seu estande na feira, dará aulas de capacitação em gastronomia e beleza. Serão distribuídas 10 senhas por dia e os interessados poderão escolher entre cursos de automaquiagem, tranças, cupcake e mini-bolos.
Favela literária
Publicidade
Um dos maiores incentivadores da literatura na Zona Oeste, o escritor Binho Cultura prepara evento na Casa Branca, Tijuca. Em parceria com o capitão Márcio Rocha, comandante da UPP, e a associação de moradores, eles realizam a Feira Artística da Tijuca (FAT) dia 5, na quadra da favela. “Queremos potencializar os escritores desconhecidos daqui”, diz Rocha.
A última do Charles
Publicidade
Ponta de lança da BrazilFoundation, Charles Siqueira divulga o edital da organização para diversas áreas, como educação, cultura e saúde, “desde que aquela ação beneficie a comunidade.” Para Charles, o edital amplia as oportuniades. “Ele é pensado para cidadãos comuns, sem necessidade de organização formal.” As inscrições estão abertas até o dia 30.
O Teatro do Oprimido da Maré chega ao seu ápice, apresentando o Festival Juventude da Maré, na semana que vem, no Parque das Ruínas, em Santa Teresa. "Essas peças contam histórias reais desses jovens", conta Geo Britto, coordenador do Teatro do Oprimido na Maré.
Publicidade
Agenda
Revolução alimentar - O artista plástico Vik Muniz e os alunos de sua escola no Vidigal criaram um alfabeto comestível. O lançamento é quinta. O objetivo é ensinar os pequenos do morro a comerem melhor.
Publicidade
Circo no Vivo Rio - O espetáculo ‘Gira’, que fez uma temporada no Circo Crescer e Viver, fará duas apresentações no Vivo Rio neste domingo, às 15h e 19h. Ingressos a partir de R$ 25 (meia).
Mandela Vive - A partir de quinta acontece a ‘Agenda Cultural Mandela Vive’, em que arte e crítica social se misturam. Na Biblioteca Parque de Manguinhos - Av. Dom Hélder Câmara 1184.
Publicidade
Rock in Rio das Pedras - Hoje é dia de Cine & Rock na Praça dos Pinheiros, em Rio das Pedras. O evento conta com a participação das bandas Metillena e Plana. A partir das 19h. Entrada franca.
Com Tássia di Carvalho