Por marlos.mendes
Rio - As crianças e adolescentes da ONG Favela Mundo estão ansiosas. É que neste sábado o Carrefour da Barra recebe doações de bicicletas usadas. A rede fará a reforma das bikes e fará a doação para a ONG. “O Natal de nossas crianças será muito feliz”, acredita Marcelo Andriotti, diretor da Favela Mundo, que atende 800 crianças e adolescentes em quatro polos: Cidade de Deus, Engenho de Dentro, Maré e Vargem Grande. Segundo Andriotti, a expectativa é grande. “Eles estimam que recebamos 50, mas quanto mais divulgarmos maior a chance de presentearmos mais crianças.” Em meio à expectativa do Natal, a Favela Mundo já prepara suas ações para 2016. Logo no início do ano serão abertas 400 vagas para crianças e adolescentes em aulas de tetro, música e dança e mais 100 para adultos em maquiagem social, decoração de unhas e artesanato.
Crianças ganharão bicicletas reformadasCacau Fernandes

#VISITE O SANTA 1
O turismo não para no Santa Marta. Mesmo sem o atrativo da estátua de Michael Jackson, que está em reforma, acontece desde ontem até domingo a quarta edição do ‘#Visitesantamarta’. O evento, idealizado pela Coral Tintas com apoio do governo do estado, terá a inauguração do novo estande de recepção na Praça Corumbá, ao lado da Rua São Clemente.

#VISITE O SANTA 2
O tour de experiência feito pelos guias do Santa valoriza os moradores do morro e conta como é a vida de um favelado. Até amanhã acontecem os guiamentos gratuitos, patrocinados pela Coral. É só chegar. Enquanto a estátua não volta, os moradores criaram uma segunda ‘Volta Michael’. A Secretaria de Estado de Esporte ajudará na reforma do monumento.

FESTA NA FÉ E SERENO
A soldado Danielle Souza, que deu início ao Natal das crianças do Santa Marta e agora está na Fé e Sereno, não para. Ontem ela anunciou o Natal das crianças da comunidade, ainda mais carente que a favela de Botafogo. Danielle está tendo apoio do atual comando para a festa. “Estou muito entusiasmada. Temos várias cartinhas de crianças que sonham com presentes”, diz.
Publicidade
NATAL NO ALEMÃO
No Alemão, a luta é outra. O Coletivo Papo Reto, de Raull Santiago, junto com o MC Ruan, está arrecadando doações para moradores de rua. A ideia é preparar uma ceia para os sem teto que vivem em busca de esperança. “Arrecadando panetones, frutas e frangos”, diz o folder de divulgação do coletivo atuante na favela que busca uma Kombi para levar as doações.
DIÁLOGO E COMUNICAÇÃO NO ALEMÃO
Alan Brum, coordenador da ONG Raízes em Movimento, faz hoje mais um evento itinerante ‘Circulando, Diálogo e Comunicação’ no Complexo do Alemão. Haverá um mutirão de grafite por onde o evento passar, mas o cardápio principal é mesmo o debate sobre as políticas públicas para a favela. Os alunos da Nave do Conhecimento de Nova Brasília vão expor seus trabalhos numa espécie de portal, com temas de design gráfico e exposição de fotografias. Para preparar a sede do projeto, ontem até foi feito um mutirão de limpeza.
Publicidade
AGENDA
ARTESANATO NO CHAPÉU
Hoje acontece a 1ª Feira de Artesanato, Chapéu Mangueira e Babilônia. Iniciativa dos artesãos das duas favelas reunirá opções para o Natal. A partir das 10h, em frente ao Bar do David, no Chapéu Mangueira.
NIKE GARAGE EM MADUREIRA
Hoje, a partir das 9h, o ‘Nike Garage’ invade a Cufa, em Madureira, com bate-papo sobre tênis, serviços exclusivos, atletas patrocinados, DJs e desafios de basquete. Em baixo do Viaduto Negrão de Lima.
DIREITO FEMININO NO LEME O direito das mulheres negras à cidade estará em debate no Chapéu Mangueira hoje. Mediado pela ativista Tati Campos, o encontro acontece a partir das 16h, em frente ao Bar do Clebinho.
Publicidade
GRAFITE NO TABAJARAS
Hoje acontece um encontro de grafiteiros no Tabajaras. O evento encerrará a oficina de graffiti ministrada pelo Leandro Tick que convidará artistas de diferentes lugares do Rio. A partir das 9h.
Com Tássia di Carvalho