Por tamyres.matos

Rio - A edição de 2013 do Foto Rio, evento bienal de arte fotográfica do Rio, em exposição no Memorial Getúlio Vargas, na Glória, teve suas duas últimas exposições abertas nesta semana e ambas se conectam. Elas estão no Centro Helio Oiticica, na Rua Luís de Camões, no Centro, e poderão ser vistas até 22 de setembro, com entrada franca.

Para encerrar a maratona de cerca de 100 mostras realizadas ao longo de quatro meses, a organização do Foto Rio exibirá trabalhos que documentam, em diferentes épocas, a capital fluminense. O Rio de Augusto Malta traz uma seleção de imagens produzidas por aquele que foi o cronista da vida cotidiana carioca na primeira metade do século 20. Fotógrafo oficial da Prefeitura do Rio, entre 1903 e 1936, Augusto Malta testemunhou as grandes reformas urbanas do período, em especial as que foram empreendidas pelo prefeito Pereira Passos.

A outra mostra apresenta uma visão contemporânea sobre a zona portuária, atualmente em processo de intensa transformação. Caminhos do Valongo é o resultado de um projeto iniciado em 2008 pelo fotógrafo João Maurício Bragança, dividido em quatro séries: arquitetura, detalhes, paisagem e personagens. O local é considerado o mais significativo lugar, fora da África, de memória do tráfico de africanos.

Você pode gostar