Por tamyres.matos

Rio - No próximo dia 30, a Central do Brasil vai ser palco de um Carnaval fora de época. A partir das 16h, acontecerá o show da banda “Cordão da Bola Preta”, o bloco de carnaval mais antigo do Rio de Janeiro. A apresentação terá o comando do Mestre Carlinhos e contará com a presença do MC Andrew Vieira. A entrada é franca.

Imortalizado na marchinha carnavalesca “Quem não chora não mama”, o bloco surgiu em 1918, quando um grupo formado por Caveirinha, Chico Brício e amigos, que se reuniam nos bares da antiga Galeria Cruzeiro, no Centro, decidiu fundar um cordão, que provisoriamente chamaram de “Só se bebe água”. Em determinado dia, passou por eles uma bela pierrete, vestida de roupa branca com bolas pretas. Foi neste momento que surgiu o novo nome do bloco.

O show se conecta com o concurso cultural "Cordão da Bola Preta na SuperVia", que teve as inscrições prorrogadas até o dia 23 de agosto. O objetivo do concurso é resgatar e manter viva a história do bloco mais tradicional do carnaval de rua carioca. Em 2007, o bloco foi tombado pela Prefeitura como Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro. O Bola costuma reunir, nas ruas do Centro da cidade, mais de um milhão de foliões nos desfiles de Carnaval.

Para participar, basta preencher o cupom, disponível na estação Central do Brasil, ou acessar o hostsite www.concursoculturalcordaodabolapreta.com, e completar a frase "O Cordão da Bola Preta é um carnaval super porque...". Serão selecionadas as dez melhores frases que mostrem a importância e a representatividade do Bloco na história do carnaval de rua do Rio. Os selecionados irão faturar uma bicicleta Caloi Terra e acessórios para segurança, como capacete e espelho retrovisor. Camisas do bloco também serão entregues aos ganhadores durante a premiação.

A partir do dia 30 de agosto, às 14h, a lista com o nome dos ganhadores estará disponível na estação Central do Brasil, no site da SuperVia e no hostsite do concurso.

Você pode gostar