Por tamyres.matos

Rio - A Zona Oeste também vai ganhar a sua feira literária. A Flizo, Feira Literária da Zona Oeste, vai acontecer de 30 de setembro a 1º de novembro em nove bairros da zona oeste. Além de mais de 50 escritores da região, que já estão sendo convidados, o evento também vai receber personalidades do mundo das letras (a programação ainda está sendo fechada e será divulgada em breve).

A Flizo vai começar por Santa Cruz, na casa Ser Cidadão, e vai passar por Campo Grande, Guaratiba, Sepetiba, Senador Camará, Bangu, Realengo e Jacarepaguá. Os escritores e os convidados de outras regiões vão conversar com o público principalmente em escolas e universidades. Uma das escolas será a Tasso da Silveira, em Realengo, onde ocorreu o massacre de 12 estudantes em 2011.

Este grande evento cultural na região se conecta com o trabalho que o organizador da Flizo, o escritor George Cleber da Silva, pseudônimo Binho Cultura, vem fazendo na Vila Aliança, onde mora. Binho participou da implementação da Nave do Conhecimento Abdias do Nascimento (mantida pela prefeitura) no local, com bibliotecas, oficinas de cinema, de estamparia e confecção, além de um espaço de alta tecnologia, onde são promovidas oficinas nas áreas de robótica, tecnologias de rede,produção e computação gráfica, design gráfico, entre outras atividades.

Abdias do Nascimento, que faleceu em 2011, foi escritor, ator, escultor, político e ativista social. A Nave Vila Aliança fica na rua Antenor Corrêa, nº 1, e funciona de terça a sábado, das 9h às 21h, e aos domingos, das 9:30h às 16h30. Telefone: 3942-4244.

Você pode gostar