Por tamyres.matos

Rio - A exposição "Crux, Crucis, Crucifixus - O Universo Simbólico da Cruz" é parte da herança deixada pela Jornada Mundial da Juventude para o Rio. A exposição apresenta cerca de 150 cruzes, santos, relicários e oratórios dos séculos XVIII e XIX, em diferentes estilos, técnicas, materiais e origens e que ressaltam a presença da cruz - forma elementar que habita o inconsciente coletivo da humanidade, mas com enfoque especial no Cristianismo.


A mostra também apresentará a cruz, este ícone universal, como protagonista da História da Arte. Diversos segmentos temáticos são contemplados - como A História da Cruz através da sua universalidade, por volta de 30 modelos diferenciados o público aprenderá o significado de cada imagem, exemplos da A Cruz Cristã que se transformou num símbolo de cultura da civilização ocidental, A Cruz na Origem da Arte Brasileira, mostra a linguagem barroca e sua riqueza regional, do Cristo da Paixão e da Verônica, sendo que uma é do reconhecido mestre Valentim o uso político e social da Cruz na Contemporaneidade, entre outros.

A exposição se conecta com uma visita ao Museu Nacional de Belas Artes. A exposição “A Herança do Sagrado: obras-primas do Vaticano e museus italianos” reúne peças sagradas do Vaticano deixadas como herança, além da Biblioteca Apostólica do Vaticana e a Fabrica de San Pietro.

Você pode gostar