O município recebeu do Governo do Estado 6.140 testes rápidos, que a partir de agora passarão a ser realizados também nos centros de triagem nos bairros Centro e Olaria e nos distritos de Conselheiro Paulino e Mury. Além disso, segundo a Secretaria de Saúde, está em tramitação o processo para aquisição de mais 300 testes RT-PCR.
“A partir desta semana, colocaremos os testes rápidos nos centros de triagem, que serão realizados em pacientes dos grupos prioritários, conforme os critérios determinados pelo Ministério da Saúde. Também ampliaremos a testagem em outras unidades de saúde para pacientes assintomáticos, mas que têm diabetes”, informou a subsecretária de Atenção Básica, Ariadna Heringer.
Município ainda não realizará testagem em massa
Segundo o secretário de Saúde, Marcelo Braune, mesmo tendo recebido os testes rápidos, o novo protocolo do município ainda não estabelece a testagem em massa da população, porque o município não possui recursos para aquisição de um número grande de testes.
“A questão da testagem é muito importante, mas tem muita gente confundindo que o fato de haver testagem vai resolver o problema. Sem ter um protocolo, não adianta nada. Nova Friburgo não tem um orçamento amplo, estamos agindo corretamente ao dar preferência em investir os recursos na aquisição de equipamentos de proteção e de medicamentos e equipamentos para uso no tratamento da Covid-19”, afirmou Braune.
Já a subsecretária de Vigilância em Saúde, Fabíola Braz Penna, informou que para uma avaliação mais ampla de doenças de notificação compulsória, como é o caso da Covid-19, é preciso ter um fluxo constante de testes, com regras e protocolos, mas esse tipo de monitoramento não faz parte da política adotada pelo país.
“Só testar não significa que nos dias seguintes as pessoas não estarão positivas. Não temos nem a certeza sobre quanto tempo os pacientes que tiveram a doença estão imunes”, afirmou Fabíola.
Número de testes em residentes é menor do que o total de casos confirmados
Pela atualização desta segunda-feira, Nova Friburgo tem 407 casos de Covid-19 e 32 mortes pela doença. No entanto, segundo a subsecretária de Vigilância em Saúde, foram realizados apenas 142 testes em residentes do município. Ela esclarece que o número total de testes realizados é maior, uma vez que engloba profissionais de Saúde de outros municípios que trabalham na cidade.
PCR será realizado no Hospital Municipal Raul Sertã
O Hospital Municipal Raul Sertã, no centro, é a unidade referência para tratamento de pacientes de Covid-19. Com isso, os 300 novos testes RT-PCR , que serão adquiridos pela Secretaria de Saúde, serão realizados principalmente em pacientes que estão internados na UTI da unidade.
Município foi selecionado para participar de pesquisa
Nova Friburgo está entre os 15 municípios selecionados para fazer parte de uma pesquisa, realizada pela Secretaria de Estado de Saúde e a UFRJ, sobre a Covid-19. Segundo a subsecretária de Vigilância Sanitária, com a pesquisa, mais testes serão realizados no município. As informações iniciais são de que pelo menos 100 testes serão realizados em semanas alternadas, de forma pontual, por três meses, permitindo uma melhor visualização da situação da doença.