De acordo com os estudos, shoppings precisam de filtros de ar - Paula Valviesse
De acordo com os estudos, shoppings precisam de filtros de arPaula Valviesse
Por Paula Valviesse
Os shoppings em Nova Friburgo estão autorizados a reabrir a partir desta segunda-feira (6/07). Os dois principais centros comerciais no centro da cidade já fizeram as adaptações necessárias para cumprir com as medidas de prevenção. Como no município está em vigor desde o sábado a Bandeira Amarela, os estabelecimentos poderão voltar a funcionar com capacidade máxima de 70%.

O horário de funcionamento dos shoppings será de segunda-feira à sábado, das 12h às 20h. Entre as medidas de prevenção adotadas pelos estabelecimentos estão: determinação de subida de uma pessoa a cada quatro degraus nas escadas rolantes; marcações no chão para indicar o distanciamento de 1,5 metro entre os clientes; marcações com indicações do sentido do fluxo; colocação de tapetes com bactericida nas entradas; disponibilização de álcool em gel; e o uso obrigatório de máscaras de proteção.

As medidas de flexibilização e abertura gradual das atividades econômicas no município foram atualizadas na última sexta-feira (3/07). O documento publicado no Diário Oficial informa que a cidade está em uma nova fase, com a Bandeira Amarela, considerando as taxa de ocupação dos leitos de UTI nos quatro hospitais da cidade, inclusive da rede particular, que pela média semanal é de 59,32%.

O cálculo feito para estabelecer a bandeira em vigor leva em consideração a média semanal da taxa de ocupação de leitos de UTI nos hospitais São Lucas, Unimed, Serrano e no Hospital Municipal Raul Sertã, unidade referência no tratamento de pacientes de Covid-19 no município.

A Bandeira Amarela entra em vigor quando as taxas estão entre 50% e 59%, podendo os setores de comércio e serviço, inclusive bares, funcionarem das 7h às 22h, com até 70% da capacidade produtiva. Já a Indústria, nesta fase pode ampliar a capacidade de produção para até 80%, mas segue funcionando de segunda a sexta-feira.
Você pode gostar
Comentários