Coleta extra realizada no sábado contou com 23 voluntários - Divulgação
Coleta extra realizada no sábado contou com 23 voluntáriosDivulgação
Por O Dia
O Hemocentro Regional Enfermeira Cassia Viviane Kale Martins, em Nova Friburgo, realizou no último sábado (11/07) uma ação para recebimento de doações de sangue. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 23 doadores atenderam ao pedido e estiveram na unidade para doar, mas apenas 20 estavam aptos. Mesmo com a coleta extra, o estoque do banco de sangue continua baixo, sendo solicitado que as pessoas continuem as doações durante a semana.

“A participação nesta ação foi aquém do esperado, se comparada a outras anteriores realizadas mensalmente aos sábados. Porém, de muita ajuda. No entanto, o estoque continua baixo e a demanda é grande. Por isso há necessidade de novas doações, que podem ser feitas de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30”, informou a Secretaria.

Quem puder doar, deve ligar para o número (22) 2523-8084 para agendar o horário. A medida é uma forma de garantir a segurança na unidade, evitando aglomerações. Sobre isso, a Secretaria reforça que está seguindo rigorosamente todas as medidas de segurança e higienização, não havendo necessidade das pessoas deixarem de doar sangue neste momento.

O estoque em baixa coloca em risco não só o abastecimento e a realização de procedimentos no Hospital Municipal Raul Sertã, mas também no Hospital Maternidade Mário Dutra de Castro e em unidades de outros dez municípios vizinhos.

Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, ter mais de 50 quilos, estar saudável e apresentar um documento de identificação original com foto. No caso de menores de idade, é necessários que os pais ou responsáveis assinem uma autorização para doação. Não é necessário estar em jejum, mas é importante evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação, além de não consumir bebidas alcoólicas 12 horas antes.

O Hemocentro Regional fica em um prédio anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, com acesso pela Rua General Osório, 324, e pela Avenida Presidente Costa e Silva, 349, no Centro.
Você pode gostar
Comentários