Prefeitura de Nova Friburgo - Paula Valviesse
Prefeitura de Nova FriburgoPaula Valviesse
Por O Dia
O Conselho Municipal de Educação (CME) de Nova Friburgo aprovou o “Plano de Atividades Pedagógicas Não Presenciais” da Secretaria Municipal de Educação (SME). Com isso, a retomada do calendário letivo de 2020 está prevista para agosto, com objetivo de ser concluído em dezembro, de forma a cumprir a carga horária prevista pela legislação educacional.

O plano foi construído em diálogos estabelecidos junto ao Comitê instituído através da Resolução nº 003/2020 do CME, que conta com a participação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Fórum Municipal de Educação, Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE) e da própria SME.

Segundo a Secretaria de Educação, os princípios norteadores dos trabalhos realizados pelo comitê foram: garantia do pleno acesso aos estudantes; realização de busca ativa de alunos não alcançados; promoção de pluralidade de recursos; garantia de condições aos profissionais; respeito aos dias e horários de trabalho dos servidores; e manutenção da dinâmica de trabalho e descanso para alunos e professores de modo a garantir a qualidade de vida, de trabalho e de estudos.

A estruturação do plano foi precedida de levantamento de informações e dados da Rede (direções das unidades, professores e alunos), em especial quanto às melhores formas de acessar a comunidade escolar em meio à pandemia.

Foram definidas duas estratégias principais: distribuição de material impresso e uso de plataforma digital. A partir dos dados obtidos no levantamento, a SME estruturou proposta que foi apresentada ao Comitê. Foram realizadas diversas reuniões, nas quais houve incorporação de ajustes apresentados pelas entidades e profissionais participantes.

Já a proposta de calendário compreendendo o período de agosto a dezembro, finalizando o ano letivo ainda em 2020, tem em sua estrutura a previsão do monitoramento das horas letivas pelo Conselho, tomando por base a realidade de cada unidade escolar, de cada ano/série escolar e, ainda, de cada estudante, suas condições de acesso e efetivo. Para isso serão implementadas atividades domiciliares e monitorada a execução da ação pedagógica em regime domiciliar, fazendo relatório periódico.

Para o secretário municipal de Educação, professor Marcelo Verly, a implantação das atividades não presenciais, além de garantir o retorno das aulas, ainda é uma oportunidade única para que o município avance na adoção de plataformas digitais, que fazem parte do “novo normal”, não somente na educação, mas em todos os segmentos.

“O plano construído coletivamente permitirá, mesmo em meio à mais grave crise de nossa história, que nossa valorosa rede municipal de ensino, composta por excelentes profissionais, possa voltar a exercer a função social da escola e contribuir para a retomada do processo de ensino-aprendizagem junto aos nossos alunos e famílias, ainda que de forma não presencial”, afirma o secretário.
Você pode gostar
Comentários