Um dos presos na Operação Athena em Nova Friburgo - Divulgação
Um dos presos na Operação Athena em Nova FriburgoDivulgação
Por O Dia
A megaoperação organizada pela Secretaria de Polícia Civil (Sepol), por meio do Departamento Geral de Polícia de Atendimento à Mulher (DGPAM), cumpriu mandados de prisão contra foragidos da Justiça por crimes de violência contra a mulher em todo o estado, nesta quinta-feira (13/08). Em Nova Friburgo, dois homens foram presos pelos policiais civis da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam).

Todas as 14 Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (DEAMs) participam da operação, que faz alusão ao 14 anos da Lei Maria da Penha, completados no dia 7 deste mês, e recebeu o nome de "Operação Athena". Os mandados de prisão foram expedidos pela Justiça, após inquéritos policiais concluídos por todas as delegacias do estado. Segundo a Sepol, 57 acusados foram presos na ação.

Segundo a Deam de Nova Friburgo, no município foram cumpridos mandados contra dois homens. No bairro de Olaria, um homem de 40 anos foi preso na Rua São Paulo, contra ele havia um mandado de prisão preventiva, expedido pela Vara Única da Comarca de Bom Jardim, por crime previsto na Lei 10.826/03 (Estatuto do Desarmamento).

O outro capturado, de 30 anos, foi encontrado pelos agentes em São Pedro da Serra. Contra ele também havia um mandado de prisão preventiva em aberto, expedido pelo Juizado de Violência Doméstica de Nova Friburgo, pela prática do crime de ameaça contra sua companheira. De acordo com a Deam, o autor ameaçou a companheira de morte, tendo dito que pegaria uma arma e usaria contra ela.

A diretora do DGPAM, delegada Sandra Ornellas, ressalta o trabalho realizado pelas DEAMs, que resulta em indiciamentos e prisões de autores de violência doméstica.

"Somente em 2019, as DEAMs indiciaram 16.703 autores de violência doméstica e familiar de diversas formas contra mulheres, além de solicitar 20.930 medidas protetivas de urgência. O resultado deste trabalho são os inúmeros mandados de prisão a serem cumpridos hoje", afirmou.
Você pode gostar
Comentários