Construção de nove andares tinha autorização para apenas quatro pavimentos - Reprodução Internet/ Maicon Queiroz
Construção de nove andares tinha autorização para apenas quatro pavimentosReprodução Internet/ Maicon Queiroz
Por O Dia
O desabamento de parte da estrutura de um prédio de nove andares, em construção na Rua Rosa Pinheiro, no distrito de Conselheiro Paulino, na manhã desta terça-feira (22/09), causou a interdição de dois imóveis próximos, deixando duas famílias desalojadas. Parte do pavimento do último andar do prédio caiu em cima do telhado das casas vizinhas, sendo necessária a desocupação por haver risco de novos desabamentos.

As secretarias de Defesa Civil e de Meio Ambiente realizaram uma nova vistoria no local durante a tarde. Segundo a Prefeitura de Nova Friburgo, a obra foi aprovada em novembro de 2017, no entanto o projeto original foi alterado. A permissão dada pelo município foi para a construção de um prédio de quatro andares, mas a estrutura atual possui nove pavimentos.
Acompanhados do engenheiro responsável e pelo dono do imóvel, as equipes das secretarias vistoriaram os dois últimos andares da estrutura, onde ocorreu o problema. Foram geradas uma série de notificações e exigências, sendo inclusive solicitada a demolição imediata dos dois últimos andares irregulares, a ser executada por uma empresa especializada. Também foi pedido um laudo técnico sobre a segurança da construção, todas com prazo imediato.

Ainda de acordo com a Prefeitura, um processo será aberto e encaminhado com os laudos para a Procuradoria do Município: “A perícia vai apurar se houve má fé ou imprudência. Se na construção a fundação já foi elaborada para uma quantidade maior de pavimentos, diferente do aprovado na Prefeitura, ou foi se foi construída em cima de uma que suportaria apenas os pavimentos do gabarito”, diz a nota.

Denúncias anteriores

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, os moradores das casas vizinhas à obra acionaram a pasta, na fase inicial da obra, sobre um problema na rede de esgoto, mas o registro não tem relação com o desabamento ocorrido agora.

Moradores desalojados

A interdição das duas casas vizinhas deixou pelo menos seis pessoas desalojadas. Por conta disso, a Prefeitura informou que uma equipe da Assistência Social visitará o local nesta quarta-feira (23/09) para verificar a situação dos moradores e prestar auxílio às famílias.

Laudo técnico informará a causa

Segundo a Prefeitura, as chuvas registradas durante toda a madrugada e o dia de hoje estão dentro dos níveis aceitáveis da normalidade, não colocando o município em estágio de alerta.
Além disso, não há como dizer se foi a chuva que causou o desabamento, sendo aguardado o laudo técnico para determinar a situação da estrutura.
Você pode gostar
Comentários