Todos os 16 candidatos à Prefeitura de Nova Friburgo participaram do debate promovido pela OAB Nova Friburgo - Reprodução Internet
Todos os 16 candidatos à Prefeitura de Nova Friburgo participaram do debate promovido pela OAB Nova FriburgoReprodução Internet
Por Paula Valviesse
Faltando menos de 10 dias para as eleições municipais, os candidatos à Prefeitura de Nova Friburgo tiveram nesta sexta-feira (6/11) o segundo debate com confrontos diretos, desta vez promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por meio da 9ª Subseção de Nova Friburgo.

No caso da OAB Nova Friburgo, essa é a segunda fase de apresentação e debates dos candidatos. Na primeira, realizada no dia 23 de outubro, não houve confronto entre os prefeitáveis, havendo apenas a apresentação e discussão de temas, com a resposta de perguntas elaboradas pelos advogados da subseção.

Apenas os candidatos Alexandre Cruz (Cidadania); André Montechiari (PRTB); Cacau Rezende (PV); Cláudio Damião (PSOL); Delegada Danielle Bessa (PSL); Dr. Arthur (Avante); Hugo Moreno (PSTU); Johnny Maycon (Republicanos); Juvenal Condack (PSD); Renato Bravo (PP); Sérgio Louback (PSC); e Silvia Faltz (PT), participaram da primeira fase. Mas, nesta sexta-feira, todos 16 candidatos se fizeram presentes.

Na abertura do evento, o presidente da 9ª Subseção da OAB de Nova Friburgo, Alexandre Valença, destacou os objetivos de reunir os candidatos, reforçando esperar um evento com debate de propostas.

“Quero agradecer a acolhida ao convite feito pela OAB. Todos os candidatos nesta oportunidades estão presentes, na ultima alguns não puderam estar, mas a OAB fica muito satisfeita em poder proporcionar à população de Nova Friburgo esse evento que, sem dúvida, será de grande valia, trará muitos valores e firmará o processo democrtaroco das eleições municipais”, afirmou Alexandre.

Mediado pelo advogado Rafael Borges, com participação de uma banca montada especialmente para a ocasião, o debate foi acompanhado ao vivo por cerca de mil pessoas.

Foram organizadas duas fases de confronto, nas quais os candidatos puderam escolher a quem direcionar a pergunta e o tema. No entanto, com um grande número de participantes e garantindo a manifestação de todos, não pode haver o direcionamento de mais de uma pergunta a um determinado candidato, prevalecendo o sistema em que cada um dos prefeitáveis pode fazer duas perguntas e ser questionado duas vezes.

No primeiro ciclo de confrontos foi sorteado o candidato a iniciar as perguntas e, conforme regra estabelecida, na sequência o candidato escolhido para responder permanecia na tela e era o próximo a perguntar.

Tendo em vista essa regra, as perguntas foram feitas na seguinte sequência: Dr. Arthur (Avante); Dr. Luis fernando (PROS); Cacau Rezende (PV); Wanderson Nogueira (PDT); Renato Bravo (PP); Juvenal Condack (PSD); Alexandre Cruz (Cidadania); Delegada Danielle Bessa (PSL); Sérgio Louback (PSC); Johnny Maycon (Republicanos); André Montechiari (PRTB); Cláudio Damião (PSOL); Silvia Faltz (PT): Hugo Moreno (PSTU)); Mariozam da Rádio (PTC); Lucidarlen Novaes (PMB). Na dinâmica, a candidata Lucidarlen direcionou a pergunta ao Dr. Arthur, que por ter sido o primeiro a perguntar, foi o último a responder.

Já no segundo ciclo, quem iniciou as perguntas foi o candidato Hugo Moreno, seguindo com Delegada Danielle Bessa; Johnny Maycon; Dr. Luis Fernando; Juvenal Condack; Renato Bravo; Cacau Rezende; Silvia Faltz; Cláudio Damião; Dr. Arthur; Wanderson Nogueira; André Montechiari; Alexandre Cruz; Lucidarlen Novaes; Sérgio Louback; e Mariozam da Rádio, que automaticamente direcionou a pergunta ao candidato Hugo Moreno.
Entre os temas abordados, a saúde, a educação e o turismo foram novamente os principais. Mas também foram discutidas as propostas dos candidatos sobre o plano diretor do município, incluindo uso do solo; cultura; transparência; concessões e licitações; iluminação pública; desigualdade social; economia; gestão de recursos; reforma tributária municipal; participação popular; e transporte coletivo.

Apesar do momento atual, a pandemia foi discutida diretamente em apenas um dos confrontos. Sobre essa questão as perguntas mais recorrentes foram com relação a situação do Hospital Municipal Raul Sertã.

Em grande maioria os candidatos fizeram perguntas aos seus adversários sobre temas que gostariam de pronunciar durante a réplica. Dessa forma, eles tentaram chamar a atenção para suas propostas de governo. Inclusive, muitas das colocações e perguntas feitas foram similares às do confronto promovido por uma TV local no dia anterior.

No entanto, alguns confrontos, especialmente um entre os candidatos Hugo Moreno e Delegada Danielle Bessa, destaracaram a posição ideológica dos partidos, uma vez que os candidatos são de esquerda e de direita, respectivamente, havendo inclusive troca de ofensas.

Em outra situação, a banca de mediadores precisou se posicionar sobre o pedido de direito de resposta do candidato Cláudio Damião, em função de uma fala proferida pelo candidato Dr. Luis Fernando. Contudo, como houve descumprimento de uma das regras por parte de Cláudio Damião, que ao se manifestar mostrou um documento na tela, o mesmo direito de resposta foi concedido ao Dr. Luis Fernando.

Apesar dos momentos pontuais, não houve discussão entre os candidatos, que respeitaram o tempo estabelecido pela OAB para perguntas, respostas, réplica e tréplica. Dessa forma, o debate foi encerrado sem problemas por volta das 23h, estabelecendo uma duração de quatro horas.
Você pode gostar
Comentários