Formandos de cursos oferecidos nas Casas da Inovação  - Alziro Xavier / Divulgação PMNI
Formandos de cursos oferecidos nas Casas da Inovação Alziro Xavier / Divulgação PMNI
Por O Dia
A Prefeitura de Nova Iguaçu abre, nesta quarta-feira, dia 7, as inscrições para as novas turmas da Casa da Inovação. Desta vez, o projeto da Secretaria Municipal de Assuntos Estratégicos, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMACTI) vai contemplar cerca de 900 alunos nos cursos de Youtuber, Introdução à Robótica, Programação em Games, Criação de Aplicativos e Inclusão Digital 60+. Os interessados devem se inscrever pelo site www.casadainovacao.com. Os inscritos participarão de um sorteio público.

As inscrições devem ser feitas até o dia 21 de agosto. Já os sorteios das vagas acontecem no dia 23 de agosto, às 10h. Os nomes dos sorteados serão divulgados no dia 27, e os contemplados terão até o dia 6 de setembro para efetuar a matrícula. A previsão é que as aulas comecem no dia 9 de setembro.

Este será o terceiro ciclo de turmas da Casa da Inovação. Na semana passada, aproximadamente 200 alunos se formaram nos cursos oferecidos pela escola pública de habilidades digitais, em evento realizado em uma das salas de cinema do Shopping Nova Iguaçu. Entre eles estava Manuela Faria da Costa. A pequena, de apenas 9 anos, foi destaque no curso de Youtuber.

“O que eu mais gostei foi aprender sobre chroma key. Dá para gravar vídeos e mudar o fundo da imagem, colocar uma praia ou parque de diversão. Os amigos da escola dizem que meus vídeos são muito legais e sempre pedem para eu postar mais”, revela Manu, como gosta de ser chamada. “Meu sonho é ser uma youtuber e ter bastante seguidores”, conclui a menina.

Para dar conta dos cerca de 900 novos alunos, a SEMACTI vai inaugurar seis novas Casas da Inovação nos bairros Moquetá, Valverde, Jardim Nova Era, Paraíso, Dona Neli (Rancho Novo) e Tinguá. Outras três deverão ser entregues até o final do ano. Haverá também o Centro de Inovação no Shopping Nova Iguaçu, numa loja de 250m² e com capacidade para atender até 2 mil pessoas. Com isto, o município terá um total de dez unidades de habilidades digitais e o Centro de Inovação capazes de receber cerca de 7 mil alunos.

Veja os endereços das sete Casas da Inovação

Casa da Inovação Centro
Endereço: Sede da SEMACTI – Rua Iracema Soares Pereira Junqueira, nº 65 – Centro, Nova Iguaçu/RJ – CEP: 26210-260.

Casa da Inovação Jardim Nova Era
Endereço: Rua Leocádio Mello, nº 244 – Jardim Nova Era, Nova Iguaçu/RJ – CEP: 26272-060.

Casa da Inovação Moquetá
Endereço: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Instituto Multidisciplinar) – Avenida Governador Roberto Silveira, s/n – Moquetá, Nova Iguaçu/RJ – CEP: 26285-060.

Casa da Inovação Paraíso
Endereço: CRAS Águas de Guandu – Rua da Saudade, nº 18, quadra 09 – Paraíso, Nova Iguaçu/RJ – CEP: 26298-285.

Casa da Inovação Dona Neli
Endereço: Praça da Imperatriz – Rua dos Comerciários, s/n – Dona Neli, Nova Iguaçu/RJ – CEP: 26011-800.

Casa da Inovação Valverde
Endereço: Avenida Abílio Augusto Távora, nº 4394 – Jardim Alvorada, Nova Iguaçu/RJ – CEP: 26265-090.

Casa da Inovação Tinguá
Endereço: Rua Nossa Senhora da Conceição, nº 6 - Tinguá, Nova Iguaçu/RJ - CEP: 26063-420.