Os estudantes acompanham atentamente a leitura no projeto Caixa Literária Itinerante  - Alziro Xavier / Divulgação PMNI
Os estudantes acompanham atentamente a leitura no projeto Caixa Literária Itinerante Alziro Xavier / Divulgação PMNI
Por O Dia
Viajar pelo mundo da leitura incentivando as crianças a conhecerem histórias e contos infantis. Essa é a proposta da Caixa Literária Itinerante, projeto que está sendo desenvolvido pela Prefeitura de Nova Iguaçu para estudantes do 1° ao 5° ano do ensino fundamental da rede municipal. Na prática, o projeto é uma caixa lúdica contendo 20 livros infantis, com títulos adaptados para cada idade, que vai circular pelas escolas da rede.

Os gêmeos Raillan e Dharllan Magalhães, de sete anos, alunos do 2º ano da Escola Municipal Professora Therezinha da Silva Xavier, no bairro Cerâmica, foram uns dos primeiros a interagirem com a Caixa Itinerante, que esta semana está no colégio. “Gostamos de ouvir histórias de heróis que viajam pelo mundo ajudando as pessoas. Mas, gostei muito de a tia ler essa história engraçada do chinês que ensinou a ser bom com os outros e falar sempre a verdade”, disse o pequeno Dharllan, que se encantou pelo livro ‘Sementes da Verdade’, da autora Patrícia Engel Secco.

Na primeira fase, a Caixa Itinerante vai percorrer 30 escolas até o final do ano, permanecendo em cada uma por três semanas. A meta é ampliar para toda a rede no próximo ano letivo. Além dos livros, os incentivadores de leitura trabalharão com músicas e atividades recreativas.

“Vamos trabalhar a leitura, a escrita e o som para estimular a interpretação e percepção das palavras. As escolas já fazem um trabalho semelhante. A ideia da caixa é trazer uma atividade nova para que as crianças possam interagir ainda mais”, esclarece Carla Ribeiro, uma das incentivadoras de leitura da rede.

A implementação da disciplina de redação nas escolas municipais para este segmento é outra ação da Secretaria de Educação para ajudar no desenvolvimento da escrita e interpretação já nos anos iniciais. A rede conta com 100 incentivadores de leitura que já estão atuando nas salas de aula.

“Na rede pública, a redação não é uma disciplina obrigatória na grade curricular, mas em Nova Iguaçu entendemos que é importante estimular a prática da escrita nos anos iniciais, incluindo a redação como reforço no ensino”, enfatiza a secretária de Educação, Virgínia Andrade.