O  José Ribamar Rodrigues Alves, de 71 anos, aguarda ansioso o final das obras - Divulgação
O José Ribamar Rodrigues Alves, de 71 anos, aguarda ansioso o final das obrasDivulgação
Por O Dia
Nova Iguaçu - Morador da Rua Roseira Ribeiro, no Morro da Moenda, em Tinguazinho, o padeiro José Ribamar Rodrigues Alves, de 71 anos, costumava amarrar sacos plásticos nos pés para sair de casa nos dias de chuva para evitar o lamaçal que tomava conta da região. Mas esse problema está com os dias contados. Do portão de sua casa, ele vem acompanhando nos últimos dias trabalhadores da Prefeitura de Nova Iguaçu realizando obras de drenagem para pavimentar sua rua e outras quatro na localidade.
A obra, uma parceria entre a Secretaria de Infraestrutura de Nova Iguaçu (SEMIF) e a Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu (Codeni), começou no último dia 9 e tem previsão de término em quatro meses. Cerca de 200 famílias serão beneficiadas diretamente.
Publicidade

José Ribamar estava descrente que o asfalto pudesse chegar à porta de sua casa. “Sempre falava: quero ver minha rua asfaltada antes de morrer. E agora estou vendo que meu sonho está se tornando realidade. Vai acabar esse negócio de pisar em lama e barro, ou colocar saquinhos nos pés para sair de casa nos dias de temporal. Vou poder abrir o portão e ver o asfalto de perto, passando bem na frente da minha casa. Já me acidentei várias vezes por cair na lama”, disse o padeiro.

“A pavimentação dessas ruas era um sonho antigo dos moradores que, agora, estamos conseguindo realizar.  Depois de termos encontrado a cidade com diversas dívidas e salários dos servidores atrasados, conseguimos colocar as finanças em ordem. Fizemos obras importantes no Centro, como a construção do Viaduto dos Imigrantes e a reforma do João Mush, e agora estamos chegando aos bairros”, disse o prefeito Rogerio Lisboa.
Publicidade

Segundo o subsecretário de Infraestrutura, Fernando Barros, estão sendo realizados serviços de regularização do terreno, abertura da caixa de rua, drenagem, instalação de ralos e colocação de meio-fio. “Depois faremos a calçada e a pavimentação. Essa obra vai beneficiar muita gente e ligar o bairro à Estrada de Austin, uma das principais da região”, explicou.

Para o ajudante de pedreiro Marco Antônio Gomes, de 52 anos, as ruas asfaltadas vão melhorar a locomoção de caminhões no bairro, como o da coleta de lixo e de entregas de gás e água. “Esta obra era um sonho antigo dos moradores. Nas ruas de cima é difícil até uma ambulância subir para socorrer alguém. Transporte de aplicativos não vem aqui e até o caminhão de lixo sofre para fazer a coleta, assim como o de entrega de gás e água. Vai melhorar nossa locomoção e acesso aos serviços básicos”, comemorou Marco Antônio.